Segunda Igreja Batista em Ananindeua (PA)

033_Ananindeua_002Desde que assumimos o Ministério Pastoral da Segunda Igreja Batista (em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, Pará), percebemos o tamanho do desafio que tínhamos. A cidade de Ananindeua (PA) é a 3ª maior cidade de toda a Amazônia (perde apenas para Belém e Manaus no tamanho da população). Possui mais de 600 mil habitantes. A nossa igreja é uma das maiores da cidade (dentre as batistas), e não tem mais que 100 membros, com 30 anos organização. Essa desproporcionalidade gritante sempre apertou e inquietou o nosso coração.

Pela graça e providência divina conhecemos a proposta de Igreja Multiplicadora. Tratamos de conhecer o conteúdo do material disponibilizado pela JMN e, aos poucos, começamos a implementá-lo. O primeiro passo foi reunir, semanalmente, a liderança da Igreja e os que estavam interessados no assunto. Nossos encontros ocorriam às sextas-feiras, às 20h. Cerca de 30 irmãos estavam conosco, regularmente, reunidos para oração e estudo do material. Essa jornada durou quase 2 anos. Acompanhávamos, de perto, cada novo lançamento de livro da JMN, alusivo ao tema (Igreja Multiplicadora, Pequeno Grupo Multiplicador, De volta aos Princípios, Relacionamento Discipulador, Multiplicando Discípulos, Escola Bíblica Discipuladora, Aprofundando Raízes, etc). À medida que tais livros eram lançados, imediatamente os adquiríamos e, a seguir, interagíamos com aquele grupo sobre a relevância daqueles ensinos para a nossa comunidade local. Com o passar do tempo, percebemos que aqueles irmãos estavam assimilando bem a proposta, compreendendo com clareza os princípios, valores e relevância da IM e PGM’s, e ansiosos para colocá-los em prática.

033_Ananindeua_001O próximo passo foi implementarmos o PGM Protótipo. Naturalmente, o compomos com alguns dos irmãos que estavam se reunindo conosco semanalmente, e que já tinham a compreensão fundamental sobre a proposta. Nosso PGM Protótipo foi formado em fevereiro de 2016. Todos os membros estavam (e ainda estão) profundamente entusiasmados e felizes por fazerem parte desse momento tão especial e marcante da vida e história da nossa igreja. Detalhe: não começamos, necessariamente, com que já era líder na Igreja. Mas com quem estava, nitidamente, interessado em viver aqueles princípios e nova realidade.

Um destaque importante: em março deste ano, um mês após a implementação do nosso PGM Protótipo, levamos os membros desse PGM para conhecermos, ao vivo e a cores, a SIBAPA (Segunda Igreja Batista de Palmas-TO), liderada pelo nosso querido Pr. Walmir Andrade. Viajamos 1.300 km (de Belém a Palmas), em três carros, para estarmos com eles. Passamos 3 dias com aquela amada igreja. O tempo foi curto e intenso, mas foi tempo suficiente para impactar ainda mais os nossos corações. Já conhecíamos bem a “teoria”, mas vimos, na prática, o quanto os PGM’s e RD’s, e o resgate de princípios bíblicos fazem diferença na vida de uma Igreja local. Das crianças aos anciãos: todos olhando numa mesma direção. De fato, “o negócio deles é gente”.

Vimos uma Igreja pulverizada pela cidade, impactando, transformando e abençoando vidas. Uma igreja que se expande, contemplando todas as camadas sociais. Caindo da graça do povo. Onde “dia a dia Deus acrescenta os que devem ser salvos”. Experiência fantástica e inesquecível. Nosso PGM voltou contagiado e cheio de vontade de materializar todos os maravilhosos propósitos bíblicos que Deus havia colocado em nossos corações.

Hoje sabemos, de cor, salteado e com convicção, o valor da Oração, da Evangelização Discipuladora, da Plantação de Igrejas, da Formação de Líderes e da Compaixão e Graça. Hoje sabemos a relevância da IM, dos PGM’s, dos RD’s, da EBD, das Raízes, da INTENCIONALIDADE… Como pastor, testemunho que tem sido gratificante ver a transformação que Deus tem operado na vida das minhas ovelhas, especialmente os membros do PGM Protótipo. Hoje eles têm mais interesse pela oração, tem sentido paixão pelas almas perdidas (e pelas já alcançadas…), tem se colocado à disposição para liderar. Também sabem o valor de compromissos básicos como pontualidade, compromisso, perseverança, dedicação. Hoje eles agem, em cada detalhe da vida, com intencionalidade . Hoje vemos um ambiente de saúde espiritual tomando conta da Igreja. Deixamos de ser uma igreja baseada unicamente em programas, e passamos a ser uma igreja baseada em princípios. Isso tem feito toda a diferença.

033_Ananindeua_004

Outra parte da nossa estratégia de implementação foi essa: Em 2015 trabalhamos o ano inteiro com o tema: “Igreja: ser e pertencer”. Fizemos retiro com toda a Igreja e aprofundamos os estudos. No aniversário de 29 anos da Igreja o Pastor Márcio Tunala (autor do livro Pequeno Grupo Multiplicador) esteve conosco e fortaleceu ainda mais a visão. Diluímos nas mensagens de quarta-feira e domingo a importância de sermos uma igreja visionária, relacional. Participamos dos dois congressos Multiplique que ocorreram em Belém. No congresso ocorrido neste mês (maio de 2016) tivemos mais de 30 membros da nossa igreja inscritos. Neste ano o nosso tema é, intencionalmente, “Tempo de Frutificar”. Todo domingo pela manhã temos, na mesma classe, os adultos, jovens e adolescentes da Igreja. Eu mesmo tenho ministrado, em forma de lições, o conteúdo dos livros Igreja Multiplicadora, De volta aos Princípios, Pequeno Grupo Multiplicador e Relacionamento Discipulador. Faremos essa dinâmica até o mês de agosto. Enquanto isso, já temos 5 Líderes em Treinamento em nosso Protótipo (2 casais, 1 jovem universitário, 1 jovem adulto, 1 PGMI. Também já estamos de olho na possibilidade de um PGM adolescente). Se Deus quiser até o fim do ano teremos a nossa primeira multiplicação.

Cremos que em pouco tempo toda a Igreja será envolvida por esse mesmo sentimento, princípios e visão. Ressalto, finalmente, que, como pastor, tive um despertamento ainda maior para a oração, um novo vigor para o envolvimento e desempenho ministerial e vocacional, e fui tomado pela convicção de que temos plenas condições de vermos e experimentarmos um avivamento bíblico e a salvação da nossa pátria ainda nesta geração. Deixo o meu encorajamento a cada pastor para que conheça, profundamente, todo o material da IM e PGM (não terceirize!!! Essa missão é, primordialmente, do pastor da igreja local), aprofunde-se na visão, ore e persevere. Os frutos, naturalmente, virão. Deus abençoe a todos. É tempo de avançar!!!

 

Pr. Francisco Helder Sousa Cardoso

Pastor da Segunda Igreja Batista em Ananindeua (PA)

Compartilhe