Relacionando-se a Deus através do relacionamento com Seu povo – Sammy Tippit

2a7840ce-c4c3-4731-8830-b846cadd9d3eQuando minha esposa e eu estávamos vivendo na Suíça, nos anos 70, descobrimos que ela estava esperando nosso segundo bebê. Nossa filha, Renee, nasceu nos Alpes Suíços, num vilarejo chamado Chateau d’Oex. É um dos lugares mais bonitos do planeta. Depois dela nascer, nunca nem passaria pela nossa cabeça dizer: “Renee, nós te trouxemos ao mundo. Agora, vamos te deixar nessas montanhas e você vai ter que crescer sozinha. Nós fizemos nossa parte; nós te trouxemos ao mundo. Agora, você precisa fazer sua parte e crescer.”

Estes pensamentos seriam impensáveis e cruéis. Renee precisava de uma família. Ela precisava de um pai e uma mãe para cuidarem dela e da segurança que somente uma família poderia providenciar. Nós a alimentamos e a vestimos. Nós providenciamos apoio emocional e segurança. Consequentemente, ela cresceu e tornou-se uma mulher maravilhosamente equilibrada e emocionalmente estável.

Quando nascemos no reino de Deus, precisamos do mesmo tipo de amor espiritual, segurança e encorajamento que um recém-nascido precisa. Muito frequentemente, novos cristãos tentam amadurecer espiritualmente fora do contexto do povo de Deus. Mas, Deus não nos criou para sermos solitários. Ele nos criou para funcionarmos como uma equipe, como partes de um Corpo. Devemos aprender como caminhar espiritualmente. Precisamos ser alimentados com a Palavra de Deus. Eu creio que a comunhão com outros cristãos é uma das práticas mais importantes que os cristãos devem participar.

Quando Deus nos criou, Ele instilou em nós a necessidade de termos comunhão com os outros, em nossa vida. Quando Ele nos salvou, Ele também colocou no mais profundo das nossas almas a necessidade de comunhão com outros que também experimentaram a graça de Deus. Sendo assim, cada um de nós precisa encontrar uma igreja que pregue e ensine a Bíblia como Palavra de Deus. Nós precisamos encontrar um grupo de pessoas que vieram a conhecer a Cristo e possa nos ajudar a conhecê-Lo melhor.

Eu tenho sido um cristão por 33 anos e sei que todas as igrejas têm problemas. Não há uma igreja perfeita, porque as igrejas são feitas de pessoas imperfeitas. Contudo, a igreja deve ser uma assembléia daqueles que vieram à cruz. Não é uma vitrine de santos, mas sim um hospital para pecadores. É para onde nós vamos para darmos um jeito nas nossas vidas. É um ambulatório que provê uma atmosfera para crescimento espiritual. Primeiro, banqueteamos no leite da Palavra de Deus. Ao crescermos, nos tornamos mais capazes de digerir a carne das Escrituras.

Aprendemos a nos vestirmos com toda a armadura de Deus, ao enfrentarmos as batalhas da vida. Somos capazes de ouvir a palavra de Deus e interagir com os outros que têm ouvido e experimentado as mesmas grandes verdades. A conclusão é que uma igreja boa, forte, que crê na Bíblia, que providenciará a atmosfera para tornarmos tudo que Deus intencionou que fôssemos. Nós crescemos. Nós damos. Nós nos tornamos tudo que Deus deseja que nos tornemos.

A comunhão com os outros crentes é tão necessária para a saúde e vida espiritual como a água é para o peixe, o ar para o pássaro e a comida para todo o ser humano. Sem ela, nós logo morremos. Tenho visto muito cristãos secarem e morrerem espiritualmente porque eles decidiram que não precisavam mais da comunhão com os outros cristãos. Talvez, eles foram machucados por outros crentes. Ou, talvez, eles se desentenderam com alguém na igreja. Eles podem até terem visto muita hipocrisia na vida dos cristãos. Contudo, abandonar a comunhão com os outros crentes não é a solução para nenhuma das circunstâncias acima. Não faz bem para ninguém. Se não estivermos confortáveis com o grupo de crentes com os quais estamos nos encontrando, então precisamos encontrar outro grupo de cristãos crentes na Bíblia e crescer com eles. A comunhão com os outros cristãos não é somente uma opção para o crescimento cristão. É uma necessidade.

Por Sammy Tippit – Pastor Batista, Escritor e Conferencista Internacional