Eu não me envergonho – Sammy Tippit

preachingCerca de 2000 anos atrás, Paulo, um dos gigantes da fé cristã e autor de vários livros do Novo Testamento, disse: “Não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê…. (Rm. 1:16). Este homem, antes um perseguidor dos cristãos, havia se tornado uma das vozes mais evidentes e influentes do cristianismo. Sua conversão foi inexplicável, exceto dentro do sobrenatural. Mas, a coragem dele foi ainda mais surpreendente. Como poderia uma das pessoas que mais odiou o cristianismo se tornar o maior propagador da fé cristã?

Certamente, não foi sua eloquência ou habilidade de mover as massas que o tornou tão corajoso. Ele disse: “A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humanam mas em demonstração do Espírito e de poder” (I Cr. 2:4). Paulo entendia que sua conversão era o testemunho do poder de Deus agindo nele. Deus havia mudado Paulo e ele nunca se esqueceu disso. Ele sabia que somente uma obra sobrenatural de Deus nos corações dos outros é que produz uma conversão verdadeira. Sendo assim, ele tinha muito cuidado de certificar-se que sua mensagem vinha do poder de Deus, ao invés do poder da habilidade humana.

A coragem de Paulo parecia estar enraizada num conhecimento pessoal e íntimo do poder de Deus. Ele nunca poderia esquecer sua esperiência na estrada para Damasco. Lá, ele encontrou o Cristo ressurreto. Aquela experiência o impulsionaria ao mundo. Ela o faria disposto a morrer por Jesus. Aquela experiência faria um fogo queimar nos seus ossos, o qual faria com que Paulo fizesse história e chacoalhasse o mundo.

Eu, frequentemente, escuto cristãos que cresceram em lares cristãos dizerem: “Eu não tenho um testemunho dinâmico, como o de Paulo. Eu não consigo compartilhar minha fé com o mesmo entusiasmo e coragem que outras pessoas têm”. Minha resposta para esse modo de pensar é: “Você simplesmente não entende o que um testemunho dinâmico é. O poder de um testemunho para Cristo não está no quão mal nós éramos, mas em quão grande Deus é. Não está em quantas leis nós quebramos, quanta droga usamos, ou se matamos alguém. Foi preciso a morte, o enterro e a ressurreição de Cristo para nos salvar, assim como salvou a Paulo. Foi necessário o mesmo poder e a graça de Deus para salvar uma criança de nove anos de idade, como para salvar alguém que odiava cristãos.

Não é o drama da conversão que tornou Paulo corajoso. Foi o “poder de Deus na salvação” que o tornou corajoso. É isto que também torna você e eu corajosos. Eu digo às pessoas pelo mundo todo, onde prego: “Hoje, é um dia de milagre real. É um milagre porque eu estou aqui. Eu não estava buscando a Deus, mas Ele estava me buscando. E, um dia, Ele conseguiu minha atenção e me mudou. É um milagre, porque, naturalmente, eu não estaria aqui. É por causa da graça e poder de Deus que eu estou aqui, hoje”.

Você não tem que ter vergonha. Você pode ser corajoso e destemido porque foi necessário o mesmo poder de Deus para salvar e perdoar você, que o apóstolo Paulo precisou. Você tem um testemunho dinâmico, se você verdadeiramente conhecer a Cristo. Este testemunho é sobre o que Deus fez, ao invés de o que você tem feito. É o poder Dele, Seu amor e Seu perdão que nos tornam corajosos. Você pode dizer com a mesma convicção que Paulo disse: “eu não me envergonho”.

Por Sammy Tippit – Pastor Batista, Escritor e Conferencista Internacional

Compartilhe