Eu escolho VIVER

Movimento ViverNo Relatório Mundial sobre Drogas 2015, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime – UNODC revela que cerca de 246 milhões de pessoas, ou um pouco mais de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos de idade, usaram drogas ilícitas em 2013.No Brasil, o número de usuários de crack ultrapassa a 370 mil pessoas. Isso corresponde a 0,8% da população das capitais do país. Além disso, 14% do total são crianças e adolescentes, o que equivale a mais de 50 mil usuários.

Uma pesquisa realizada com alunos dos sete estados do Brasil onde a Cristolândia possui Unidades, números reveladores nos auxiliaram na definição dos caminhos para disseminação do Movimento Nacional de Prevenção ao uso de Drogas, o Viver.Focando os esforços na prevenção, a proposta é tratar de forma profunda, buscando trabalhar o fortalecimento da autoestima e caráter de nossos adolescentes e jovens. A ideia é que estejam aptos a realizar escolhas saudáveis e sejam influenciadores na visão do movimento VIVER. A proposta é organizar uma corrente gigantesca de proteção que envolva a nova geração numa visão de prevenção.

De acordo com Anair Bragança, Gerente de Ação Social da JMN,  O VIVER se propõe a conscientizar as famílias, igrejas e grupos comunitários em geral a se unirem em prol desta causa para formarmos uma geração de jovens influenciadores do bem e que se posicionam por escolher um estilo de vida saudável e livre de drogas.  “Quando demonstramos a estes jovens que existem outras possibilidades de escolha que não seja a droga e proporcionamos uma causa para lutar, pretendemos que eles, estimulados pelo VIVER, sejam os principais responsáveis por disseminar a visão e a cultura de prevenção ao uso de drogas em suas escolas e comunidade em geral. Quando eles se transformam nestes agentes responsáveis por defender esta causa, estão automaticamente se comprometendo com ela e já criando em torno de si uma barreira de proteção”.

Nossa visão é que o Viver, Movimento Nacional de Prevenção ao Uso de Drogas, seja referência para os Batistas Brasileiros, associado à praticas preventivas que alcancem, através da igreja local, as famílias, comunidades ou instituições. A Junta de Missões Nacionais capacitará as igrejas por meio de congressos locais, oficinais e material de apoio, tornando-as capazes e responsáveis pela aplicação do Projeto.O movimento VIVER deverá ser permanente e motivador. Será a criação de uma identidade que gere um forte sentimento de pertença. Pretendemos que seja uma “selo” a ser usado por nossos adultos, jovens, adolescentes e crianças.

A Junta de Missões Nacionais preparou uma intensa programação para a 96ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira, que acontece entre os dias 13 e 19 de abril, em Santos, litoral paulista. Entre os eventos, dois são para promoção do Viver.No dia 14, às 17h, a Caminhada Viver impacta a cidade com o lançamento do “Viver”, Movimento Nacional de Prevenção ao Uso de Drogas. Entendendo a importância do trabalho de combate e prevenção ao uso de drogas desenvolvido pelas Cristolândias, a prefeitura de Santos convocou alunos e professores do município para o evento. Os participantes da caminhada saem do Mendes Convention Center, local onde acontece a Assembleia, até a Praça das Bandeiras.

O Workshop Viver (Movimento Nacional de Prevenção ao Uso de Drogas), no dia 18, das 16h30 às 19h, aborda todos os aspectos do movimento Viver e sua aplicação diária nas escolas, famílias e instituições comprometidas com a educação e bem-estar de crianças e adolescentes, público alvo do Viver. Venha participar do movimento que irá formar uma corrente gigantesca a favor da escolha pela vida sem o uso de drogas.