Entrevista: Dr. Dave Earley, preletor oficial da Conferência Multiplique 2016, fala sobre os desafios da liderança na multiplicação de discípulos

daveO Multiplique 2016 terá a honra de receber o Dr. Earley. Pastor experiente, plantador de igreja e coach, ele é diretor de Plantação de Igreja da Liberty University e presidente do Departamento de Liderança Pastoral e Plantação de Igreja no Liberty Theological Seminary, onde também é professor. Ele escreveu dez livros em temas como pequenos grupos, liderança, oração e vida cristã. Ele é pastor fundador da Grace City Church in Las Vegas (EUA). No Brasil o Dr. Dave Earley já é muito conhecido por seus dois livros publicados em português: “8 Hábitos de um líder eficaz de Pequenos Grupos” e “Transformando membros em líderes”.

JMN: Qual é a importância do tema Liderança para a missão da igreja?

Dr. Dave: Tudo dá certo ou errado em função da liderança. A visão não pode ser alcançada e a Missão não pode ser cumprida sem liderança. A maneira mais estratégica de fazer a igreja crescer e se multiplicar é fazer os líderes crescerem e se multiplicarem.

JMN: Qual é a relação entre a multiplicação de líderes e pequenos grupos que se multipliquem?

Dr. Dave: Pequenos grupos são um espaço excelente para o desenvolvimento e a multiplicação de líderes. Moisés desenvolveu líderes em grupos de 5, 10 e 50. Jesus teve um grupo de 12. Paulo teve um grupo pequeno de jovens que o acompanhou em todas as suas viagens de plantação de igrejas. Eu aprendi que, se um plantador de igreja em potencial pode iniciar, liderar e multiplicar um pequeno grupo, ele também é capaz de iniciar, liderar, fazer crescer e multiplicar uma igreja.

JMN: Qual a sua expectativa em vir ao Brasil e se unir a nós na Conferência Nacional Multiplique 2016?

Dr. Dave: Estou muito animado em estar com vocês na Conferência Multiplique! Por vários anos tenho orado pela oportunidade de participar de uma conferência como essa no Brasil. Estou ansioso por fazer parte desse debate sobre os princípios das igrejas no Novo Testamento, como a oração fervorosa, a evangelização e o discipulado, o desenvolvimento de liderança e o ministério de compaixão. Não vejo a hora de me unir aos pastores batistas do Brasil em outubro e, juntos, buscarmos o Senhor para obtermos uma direção bíblica sobre todos esses assuntos.

JMN: O que pode ser dito aos pastores conferencistas sobre a necessidade de desenvolver líderes em sua igreja?

Dr. Dave: Desenvolver líderes é um item primário na descrição bíblica do trabalho do pastor. Efésios 4 nos diz que o papel do pastor/mestre é “equipar os santos para a obra do ministério”. Em Êxodo 18, Jetro disse a Moisés que focasse focasse: 1) Oração; 2) Ensino da Palavra; e 3) Desenvolvimento de líderes. Jesus ocupou seu ministério terreno com: 1) Oração; 2) Ensino da Palavra; e 3) Desenvolvimento de discipuladores multiplicadores. Os apóstolos decidiram rever as prioridades de seu ministério para se concentrarem em: 1) Oração; 2) Ensino da Palavra; e 3) Levantar novos líderes (Atos 6). Paul orientou Timóteo a dar atenção a: 1) Oração (1Tm 2.1); 2) Ensino da Palavra (1Tm 4.1-2); e 3) Desenvolvimento de líderes (2Tm 2.2). Quando o pastor se limita ao púlpito e não faz o trabalho duro de discipular e desenvolver líderes, a igreja sofre.

Se você deseja ter todas as informações do congresso e fazer sua inscrição, é clicar neste link: http://igrejamultiplicadora.org.br/multiplique2016

Entrevista e tradução

Pr. Diogo Carvalho – Gerente Operacional de Evangelismo