AJUDANDO A CRIANÇA A ORAR EM PÚBLICO – JAQUELINE SANTOS

schoolprayerDefina o que é oração. Explique o que podemos dizer a Deus (agradecimentos, pedidos). Explique as posições físicas (olhos fechados, cabeça baixa). Explique o que significa “em nome de Jesus, amém”. Deixe uma ou duas crianças já convertidas irem à frente fazer uma oração que expresse, por exemplo, gratidão a Deus (Ex: “Querido Deus, obrigada pelo lanche, em nome de Jesus, amém”). Explique as diferenças entre cada tipo de oração: Louvor (exaltar a Deus pelo que Ele é e faz, etc.); Agradecimento (agradecer a Deus por tudo); Confissão (confessar pecados – Sl 66.18); Intercessão (orar por outras pessoas); Petição ou Súplica (fazer pedidos a Deus, apresentar suas necessidades).

Ao orar, comece com ação de graças. Agradeça a Deus por algo específico (pelo Sol, pela mamãe, pelo papai, irmãos, etc.). Peça às crianças decididas por Jesus que participem orando também. Diga a Deus o que você quer que Ele saiba. Termine a oração com “em nome de Jesus, amém”. Seja sensível às necessidades das crianças durante o período de oração.

Prossiga, ensinando sobre pedidos de oração. Faça pedidos específicos. Instrua as crianças para que peçam de maneira específica. Fale sobre as possíveis respostas de Deus. A resposta pode ser “sim”, se estiver de acordo com a sua vontade e o seu tempo (1Rs 18.37,38; 1Sm 1.22), pode ser “não”, se não for bom para nós (2Co 12.8,9) e pode ser “espere”, se ainda não for no tempo de Deus (Sl 5.3).

No meu primeiro campo missionário conheci uma menina que tinha 6 anos de idade que foi convidada pelos primos para o grupo de estudo bíblico para crianças que eu dirigia todo sábado à tarde. Ela tornou-se ativa nos encontros semanais. Uma das coisas que mais me chamou atenção nessa menina é que ela orava de forma muito particular pelos seus pais. Filha única, ela sempre pedia oração para que seus pais aceitassem Jesus. Não demorou muito e sua mãe abriu o coração para Cristo num encontro no lar. Meses depois foi a vez de seu pai. Tenho certeza de que Deus ouviu a oração dessa menina porque seus pais eram bastante religiosos e resistentes ao evangelho. Mas tudo mudou na mesma época em que sua filha aprendeu sobre Jesus e começou a orar por eles. Não foi coincidência.

Essa experiência mostra que a criança deve ser incentivada a buscar a Deus em oração como fruto de um relacionamento íntimo com o Pai. A oração não deve ser encrada nem mesmo ensinada como algo mecânico, como uma simples prática religiosa ou uma obrigação a ser cumprida. Precisamos ensinar a criança que Deus é nosso melhor amigo e, como amigo, Ele quer estar conosco todos os dias, participar da nossa vida e ouvir o que temos a falar com Ele, seja sozinhos em casa ou num ambiente onde haja outras pessoas. A fé da criança é fortalecida enquanto ela ora e vê respostas de oração acontecendo entre as pessoas com quem ela convive.

Por Jaqueline Santos – Missionária dos batistas brasileiros e líder de todo o movimento de evangelização da nova geração na Junta de Missões Nacionais. Este texto é parte de um dos seus livros: “Evangelização Discipuladora de Crianças – Formando uma Nova Geração de Discípulos” Clique em http://migre.me/twcWp conheça o livro e tenha informações.

Compartilhe