A vida entregue – Sammy Tippit

potter_sUm amigo meu perguntou, uma vez, a um líder cristão da Romênia, por que a igreja no mundo ocidental tinha perdido seu poder com Deus e com os homens. O líder cristão romeno respondeu com o que eu acredito ser um dos maiores problemas dentro da igreja. Ele disse com firmeza: “A igreja tem trocado entrega por compromisso”. Ele estava certo.

Há muitos cristãos trabalhadores e comprometidos na igreja de hoje. Mas, poucos são entregues. Há uma grande diferença entre uma vida entregue e uma vida comprometida. A vida comprometida enfatiza o que nós devemos fazer para Cristo. A vida entregue afirma que não podemos fazer nada. A vida comprometida comunica as realizações. Mas, a vida entregue clama, claramente, pelo poder de Deus. A vida comprometida é a do trabalhador dedicado. Mas, a vida entregue é a de um escravo.

Entregar-se a Cristo, significa basicamente que perdemos nossa vontade para a vontade Dele. Nós não temos direitos. Nós demos nossas vidas a Ele. Nós iremos onde Ele quer e fazemos o que Ele quer. Vamos falar o que Ele quiser que falemos e estaremos onde Ele quer que estejamos. A vida entregue admite que Cristo venceu sobre nosso querer. Ela permite que Ele realize Sua obra em nós e através de nós. Ela ora como Jesus orou; “seja feita Tua vontade”.

Uma vez, eu estava ministrando a um grupo de jovens na Alemanha Oriental. Naquelas alturas da história da nação, encontrar-se comigo era muito perigoso. No encerramento da reunião, um deles veio a mim e disse: “Eu conheci a Cristo há algum tempo atrás. Contudo, eu perdi a alegria do que Cristo fez no meu coração”. Nós oramos juntos e eu nunca vou esquecer a oração daquela jovem. “Controle minha vida, querido Deus”, ela orou, “seja qual for o preço”. Após eu terminar de orar com aquela jovem, eu olhei ao redor e todos os outros jovens estavam de joelho orando. Cada um deles usou a mesma frase no final de suas orações. Um orou: “eu me entrego a Ti, Deus, seja qual for o preço”. Cada um deles considerou o preço e entregou-se totalmente a Deus. Foi um momento tocante. Eu tenho ouvido com frequência cristãos comprometerem-se a Deus em oração. Mas, o que eu ouvi daqueles jovens alemães foi muito mais que compromisso. Foi uma entrega absoluta à vontade de Deus. Eles estavam dispostos a deixar Deus tomar o controle da vida deles, qualquer que fosse o preço.

E teve um preço. Custou a eles oportunidades educacionais; o futuro deles. Mas, eles tinham se tornado escravos de Jesus. Interessantemente, esta escravidão é o que os tornou vitoriosos. Eu, uma vez, perguntei ao Dr. Bill Bright, fundador da Cruzada Estudantil para Cristo, se tinha havido um momento crucial na vida cristã dele que o havia impulsionado à obra que Deus lhe tinha dado. Ele me disse: “Anos atrás, Vonette e eu tomamos a decisão de nos tornarmos escravos de Jesus Cristo. Aquela decisão determinou o curso de toda minha vida e ministério cristãos”.

É somente se nos tornarmos escravos de Jesus que vamos experimentar Sua vitória. É somente quando perdermos nossa vontade para a vontade Dele que vamos encontrar alegria na vida. É somente quando morremos para as nossas habilidades que podemos nos apropriar das habilidades sobrenaturais Dele. É somente quando nos rendermos a Ele que conheceremos Sua habilidade sobrenatural. É o que o escritor do hino antigo disse: “Tudo a Jesus, eu entrego. Todo a Ele eu livremente dou”. É aí que a vitória começa.

Por Sammy Tippit – Pastor Batista, Escritor e Conferencista Internacional