Vitória sobre o medo de rejeição – Pr. Sammy Tippit

Vários anos atrás, eu estava visitando uma família de alpinistas onde, na época, era a Alemanha Ocidental. Eles queriam que eu visse uma parte muito bonita da região deles. O único problema era que nós tínhamos que escalar uma montanha muito alta e eu tinha medo de altura. Contudo, eles me asseguraram de que era bem seguro e que nós poderíamos escalar a montanha por uma trilha segura. Sendo assim, dois amigos americanos e eu concordamos em ir com eles.

Tudo aconteceu exatamente como eles disseram, até que nós chegamos a uns 50 metros do topo da montanha. Nós, então, tínhamos que escalar algumas rochas e começar de fato a escalar a montanha. Alguma coisa aconteceu dentro de mim. De repente, eu me agarrei a uma pedra e fiquei parado lá. Ninguém me viu, porque eu era o último da fila. Quando todos chegaram ao topo, eu podia ouví-los dizer: “Olhe que bonito!”. Então, eu ouvi alguém dizer: “Onde está o Sammy?”

Eles olharam para baixo e me viram agarrado na pedra. Eu não conseguia me mexer. Eu estava paralizado. Eles disseram: “Venha, Sammy. A vista aqui é fantástica”. Tudo que eu podia dizer era: “Não consigo me mexer!”. Depois de muita discussão, meus amigos tiveram que tirar meus dedos da rocha e me carregar para o alto da montanha. Foi um dos momentos mais constrangedores da minha vida.

Mas, eu aprendi uma grande lição naquele dia. Eu aprendi sobre o poder da emoção humana do medo. O medo tinha, literalmente, me debilitado. Desde aquele dia, eu tenho visto o medo paralizar muitas pessoas. Eu tenho visto pessoas imobilizadas pelo medo de falharem, medo do futuro e medo da morte. Talvez, o maior e mais comum medo que eu tenho visto é o medo da rejeição. Eu tenho visto pessoas machucarem a si mesmas por causa desse medo. Tenho visto pessoas comprometerem a moral delas, atropelarem suas crenças e serem derrotadas espiritualmente por causa desse medo.

Há uma grande solução para esse medo: amor (o perfeito amor). A Bíblia diz: “No amor não há medo. Antes, o perfeito amor lança fora todo medo, porque o medo produz tormento. Aquele que temo não é aperfeiçoado em amor (I Jo. 4:18). Há somente um lugar na história humana onde o “perfeito amor” pode ser encontrado – na cruz. Na periferia de Jerusalém, numa colina, entre dois ladrões, suspenso entre céu e terra, estava o perfeito Filho de Deus. Ele clamou estas palavras que ecoariam por toda a história, como o perfeito amor de Deus: “Pai, perdoa-os…”

Somente Jesus tinha a habilidade de perdoar aqueles que O odiaram, aqueles que eram os próprios inimigos de Deus. Ele amou toda a humanidade com o perfeito amor de Deus. Ele amou você e eu, com o perfeito amor. É este amor que lança fora todo o medo de rejeição. É este amor que nos permite conhecer, sentir e experimentar a aceitação de Deus. Jesus disse: “Todo aquele que o Pai me dá virá amim, e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora” (Jo. 6:37). Quando nós vamos a Jesus, nós encontramos o perfeito amor de Deus e o medo tem que fugir.

Se você se encontrar cativo do medo eda rejeição, vá à cruz. Você encontrará lá o perfeito amor de Deus que o libertará para ser tudo que Deus intencionou que você fosse. A coragem flui da cruz. A cruz permeia as partes mais profundas da sua vida e o capacita a ver Deus em Seu infinito amor. Olhe para a cruz! Viva perto da cruz! Pegue sua cruz! Siga Jesus!

 

Por Sammy Tippit – Pastor Batista, Escritor e Conferencista Internacional

Compartilhe