Vitória sobre o materialismo – Pr. Sammy Tippit

Multi-ethnic businesspeople under rain of money

Um dos eventos mais interessantes no mundo, hoje, é o rápido crescimento de igrejas nas nações em desenvolvimento e a falta de crescimento nas igrejas no países ricos. Alguém deve estar perguntando se há alguma relação entre a prosperidade do Ocidente e a falta de crescimento substancial nas igrejas. Se a igreja ocidental tem todos os recursos para alcançar as pessoas com a mensagem do evangelho, então pode-se perguntar o que está impedindo que ela cumpra sua tarefa.

A riqueza não garante que o reino de Deus vai entrar numa comunidade, igreja ou nação. O reino de Deus não está construído no fundamento das posses materiais. O reino de Deus está construído na justiça. É por isso que Jesus disse: “Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt. 6:33). Ao viajar pelas nações em desenvolvimento, eu encontrei uma igreja que buscava o reino de Deus em primeiro lugar. Eles nem sempre têm os prédios modernos ou os vidrais nas janelas. Mas, eles têm paz, alegria e amor no Espírito de Deus, que é mais valioso do que todas as posses espirituais que uma pessoa pode adquirir.

Deixe-me ser claro: ser rico não é necessariamente pecado. O dinheiro não é “a raiz de todos os males”. É o amor ao dinheiro que gera tudo tipo de mal. Eu conheci algumas pessoas pobres que são extremamente materialistas. Não é a quantidade de dinheiro que uma pessoa tem que o torna materialista. É a atitude do coração da pessoa em relação aos bens materiais que dizem se ela é materialista. O materialismo é uma das tentações mais sutis que um cristão pode enfrentar.

Como vencemos tal sutileza? Primeiro, devemos manter nosso foco em Jesus. Busque Cristo primeiro. Nossa atitude em relação à riqueza deve ser a seguinte: “Eu quero Deus mais do que qualquer outra coisa na minha vida. Eu quero conhecê-Lo e caminhar numa doce comunhão com Cristo”. O verdadeiro teste dessa atitude é se podemos ser felizes com ou sem bens materiais. O apóstolo Paulo foi capaz de conhecer tal contentamento, porque seu contentamento estava somente em Cristo. Não importava se ele tinha muito ou pouco. Ele conhecia o contentamento que vinha de um conhecimento íntimo de Deus.

Não somente Cristo deve ser o primeiro nas nossas vidas, mas nossos corações também devem buscar Seu reino. Uma das razões que Deus requeriu o dízimo dos filhos de Israel era para lembrá-los Quem havia provido para eles. Deus os deu tudo que eles possuíam. Ele atendeu cada uma das necessidades deles. Mas, era para eles buscarem Seu reino primeiramente. Era para eles cuidarem primeiro das coisas pertinentes ao seu reino. Enquanto eles fizessem isso, Deus os abençoaria e providenciaria para eles.

Geralmente, o teste para sabermos se formos pegos na armadilha do materialismo é como nós vemos o dar para o reino de Deus. Se nós simplesmente damos gorjetas para Deus e jogamos as sobras da nossa riqueza, então provavelmente temos sido pegos por um espírito de materialismo. Mas, se temos mantido nossas prioridades corretamente, colocando-O antes de nossos próprios desejos e vontades, Ele vai atender cada necessidade que temos e manter-nos longe do espírito do materialismo.

A última proteção contra um espírito materialista é buscar a justiça de Deus. O que é necessário para você comprometer os mandamentos de Deus? Quanto seria necessário para você contar uma “mentirinha branca”? Que princípio bíblico você violaria para ter mais coisas? Nós somente vencemos o materialismo quando temos um compromisso firme como a rocha com a justiça de Deus. Devemos buscar Cristo primeiro, e Seu reino, e manter um compromisso firme de viver em justiça e de maneira cristã. Somente então é que vamos conhecer a vitória sobre o materialismo.

Por Sammy Tippit – Pastor Batista, Escritor e Conferencista Internacional