Vitória sobre o ciúmes – Pr. Sammy Tippit

timthumbHá certos sentimentos da alma que são tão profundos que, frequentemente, pensamos porquê fomos criados da maneira que somos. O ciúme é um desses sentimentos, que entra devagarinho nos recessos sombrios dos nossos corações e decidem aparecer nas horas mais inapropriadas. O ciúmes tem suas raízes na insegurança. Ele é basicamente derivado do medo da perda. Um homem se torna obsessivamente ciumento, porque ele tem medo de perder sua esposa ou namorada. Um empregado tem ciúmes do outro, porque ele ou ela tem medo que podem perder sua posição ou estima. O ciúmes está enraizado no medo e o medo está baseado na insegurança.

Há uma única cura para as feridas profundas da alma: fé em Jesus. A fé é o oposto do medo e Jesus é a Fonte da segurança. É somente através da nossa confiança Nele que encontramos vitória sobre o fruto da nossa insegurança. Jesus é nossa vitória. Ele foi o homem mais seguro que já habitou esse planeta. Ele é nossa Rocha, nosso Escudo e nosso Defensor. Ele é o lugar seguro durante as tempestades que nos atingem. É somente ao irmos a Ele, com fé como de uma criança, que encontramos paz nas tempestades.

Quando Cristo entrou na minha vida, Deus me libertou de muitas coisas. Eu não era mais um escravo do álcool, sexo e do ego. A verdade do amor de Deus havia me libertado. Contudo, eu lutei com o ciúmes por algum tempo. Eu tentei vencê-lo, mas vi que era impossível. Quanto mais eu tentava, mais difícil ele parecia e mais ciumento eu me tornava. E eu segurava minha língua e tentava não ser mais ciumento. Mas, o ciúmes havia me prendido num mundo de insegurança.

Um dia, alguém compartilhou comigo o segredo da vitória na vida cristã. Ela não estava no que eu podia fazer, mas no que Cristo havia feito por mim na cruz há 2000 anos atrás. Ele me disse que eu precisava confiar em Cristo e não nas minhas forças. Aquele dia, eu orei e disse: “Deus, eu tenho sinceramente tentado vencer o ciúmes, mas tenho falhado miseravelmente. Agora, estou confiando no seu Filho para a minha vitória sobre o ciúmes. Eu não posso vencer esse problema na minha vida, mas Você já o venceu. Então, hoje, estou confiando que Jesus será minha vitória sobre o ciúmes”.

Adivinhe o que aconteceu?! Eu encontrei a vitória. Mas, eu descobri que não é um passo único de fé. A vitória é uma caminhada diária de fé. Eu tive que aprender que toda manhã, quando eu acordo, eu preciso confiar em Jesus. Eu preciso dizer a Ele no começo de cada dia: “Deus, estou confiando que Tu podes ser minha vitória sobre o ciúmes”. Quando eu faço isso, eu caminho em vitória. Mas, quando eu tento viver a vida cristã pelas minhas próprias forças, sou derrotado.

Jesus me torna seguro. A vitória verdadeira sobre o ciúmes vem quando não temos nenhuma outra rocha sobre a qual se firmar. Ela vem quando somente Ele é nossa Fortaleza, quando Ele é nosso tudo. Quando Cristo é nossa própria vida, de uma maneira bem prática, então vencer o ciúmes não é mais um problema para nós. Há uma sensação de vitória que vem de descansarmos Nele. Ela acalma a confusão da alma. Quando Ele é nossa vida, nada pode nos abalar. Somos “mais que vencedores através de Cristo”. O ciúmes e a insegurança tremem na presença de Jesus. O medo foge na menção do Seu nome. Ele é forte e poderoso. Ele já venceu. Ao confiarmos em Jesus, Ele nos dará Sua vitória sobre o ciúmes.

Por Sammy Tippit – Pastor Batista, Escritor e Conferencista Internacional