Vitória sobre a tentação – Pr. Sammy Tippit

7-ways-to-snake-proof-your-house-and-garden-20151222161315-q75,dx800y-u1r1g0,c--Muitos cristãos se encontram desesperados, por causa de uma derrota tremenda com a tentação. Muitos cristãos têm dúvidas se a vitória sobre a tentação pode um dia ser alcançada. No desespero, eles desistem. Contudo, não precisa ser assim. Deus fez provisão para a nossa vitória sobre qualquer e toda tentação. Nós não temos que mancar até a linha de chegada, cansados e derrotados. Nós podemos correr a corrida da vida com os nossos olhos fixos no Salvador, que sempre nos lidera em Seu triunfo.

Deus nos deu o exemplo e a força para sermos vencedores. O seguidor verdadeiro de Cristo sempre enfrentará a tentação. Tem sido parte da vida, desde o Jardim do Édem. Adão foi tentado. Noé, Abraão, Moisés, Pedro, Paulo e João – todos enfrentaram a tentação. É impossível seguir na vida sem a tentação. Contudo, a Bíblia diz que para toda tentação, Deus providenciou uma válvula de escape.

Há um grande exemplo nas Escrituras onde vemos vitória absoluta sobre a tentação. Jesus foi tentado de todas as maneiras que você e eu temos sido. Há três áreas fundamentais nas quais Satanás tenta o crente: 1) a luxúria da carne; 2) a lascívia dos olhos; 3) o orgulho da vida. Está registrado (em Mateus 4:1-11) que Jesus foi tentado nessas três áreas. Ele foi tentado primeiro com a luxúria da carne. Satanás o tentou a tornar uma pedra em pão (ele apelou para a luxúria da carne). Então, ele tentou enganar Jesus com orgulho sobre quem Ele era. Satanás disse que, se Jesus era o Filho de Deus, então Ele poderia se jogar do pináculo do templo e nada aconteceria. Foi o cúmulo do orgulho da vida. Finalmente, Jesus foi tentado com a lascívia dos olhos. Satanás mostrou e ofereceu a Ele os reinos do mundo.

Mas, Jesus recusou-se ceder às tentações de Satanás. Ele venceu as armadilhas do inimigo. Sendo assim, Jesus nos oferece um exemplo e a Fonte para vencer a tentação. Primeiro, Jesus nos oferece um exemplo. Em cada um deles, Jesus confronta a tentação com a Palavra de Deus. Quando Satanás tentava O enganar, Jesus permaneceu nas Escrituras. Ele citou a Bíblia. Ele obedeceu a Bíblia. A Bíblia foi uma espada poderosa nas mãos do Filho do Homem. Com ela, Ele destruiu qualquer racionalização que o inimigo poderia jogar sobre Ele. Quando Satanás tentou enganar Jesus citando, também, as Escrituras (fora de contexto), Jesus simplesmente citou as Escrituras dentro do contexto certo. Jesus é nosso exemplo de como vencer a tentação. Nós temos a mesma arma que Jesus usou para vencê-la.

Mas, ao olharmos para a tentação de Jesus no contexto certo, também encontramos a Fonte de nossa vitória. Imediatamente antes de Jesus ser tentado, Ele havia sido batizado. Durante o batismo, o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma de pomba. O ministério terreno de Jesus não tinha começado até que Ele publicamente Se posicionou em obediência através do batismo e após a unção do Espírito Santo vir sobre Sua vida. Foi o fortalecimento do Espírito Santo o segredo da vitória de Jesus.

Apesar de Jesus ter sido, ainda ser e sempre será Deus, Ele deixou Seu trono de glória e vestiu as roupas da humanidade. Ele viveu como nós vivemos. Ele caminhou e teve lutas assim como nós. Porém, Ele não teve pecado. Como homem, Ele foi completamente dependente do Espírito Santo. Jesus foi fortalecido pelo Espírito Santo assim como nós devemos ser para experimentar a vitória. Vencer a tentação é uma questão de se entregar e depender do Espírito Santo. Ele é nossa fonte de vitória. Jesus é nosso exemplo e o Espírito Santo é nosso Recurso. Ao olharmos para Jesus, emergimos da tentação como “mais que vencedores”.

Por Sammy Tippit – Pastor Batista, Escritor e Conferencista Internacional

Compartilhe