Vitória sobre a lascívia – Pr. Sammy Tippit

6a0bc5c2bc9ca522029d03cb5350a69dA vida cristã vitoriosa é aquela produzida somente por Deus trabalhando em nós e através de nós. Nossa vitória não está em nossas grandes habilidades, mas em nossa disponibilidade a Deus e Seu poder. Ele é capaz de nos dar vitória sobre qualquer e todo pecado que inunda nossa vida. Ele é nossa Fonte. Ele é nossa força. Ele é a rocha sobre a qual podemos nos firmar quando as tentações inundarem nossas almas. Mas, há uma pergunta que aflige nossos corações e mentes. Se Deus é capaz de nos libertar, então por que nos encontramos cedendo ao pecado?

Essa pergunta é especialmente difícil de responder, em relação à lascívia do coração. É triste dizer, mas muitos líderes cristãos se viram derrotados nessa área de suas vidas. Alguns perderam suas famílias. Outros colocaram a lascívia em lugares em seus corações onde ninguém poderia suspeitar. Eu já tive mais de uma pessoa me perguntando se é realmente possível ter vitória sobre a lascívia do coração.

As boas novas é que Jesus foi tentado de todas as maneiras que nós temos sido. Porém, Ele não pecou. Ao confiarmos completamente Nele, podemos experimentar a vitória – Sua vitória. Há duas características distintas da vida que experimenta vitória sobre a lascívia. Uma é profundamente espiritual. A outra é prática. A lascívia começa no coração, mas é consumada em ações físicas. Se é para obtermos vitória sobre a lascívia, então temos que lidar com ambas áreas da nossa vida.

A Bíblia descreve Davi como um homem segundo o coração de Deus. Ele amava a Deus e confiava somente Nele. Contudo, Davi cedeu aos desejos do coração e foi derrotado. Sua lascívia levou a adultério e até mesmo a assassinato. Os pecados e crimes de Davi foram concebidos em seu coração, no telhado da casa, em uma tarde. Ele viu uma mulher bonita, chamada Betseba. Ela estava tomando banho. Foi um momento crítico. Davi tinha uma decisão para fazer. Ele continuaria a olhar, e permitiria que a lascívia aumentasse em seu coração, ou ele imediatamente se viraria e fugiria da tentação. Infelizmente, Davi tomou a decisão errada.

Nós podemos aprender bastante do erro de Davi. Primeiro, não é uma questão de quantas vitórias você já experimentou no seu caminhar com Deus. Você ainda terá que escolher contra os desejos do seu coração, toda sua vida. Um professor de teologia bem conhecido me disse, uma vez, que ele estava falando com um senhor cristão de idade, com cerca de 80 anos. Ele perguntou para esse senhor: “Que idade tem a pessoa que não precisa mais se preocupar com a lascívia?” O senhor de idade respondeu pensativo: “Eu não sei. Mas uma coisa eu sei: com certeza tem mais de 80 anos”. Enquanto estivermos vestidos com esses corpos carnais, devemos lidar com a lascívia.

Segundo, a vitória ou derrota começa com as decisões do coração. Davi poderia ter imediatamente se virado e deixado a mulher na privacidade do seu banho. Mas, não. Ele permitiu-se olhar e continuar olhando até a lascívia ter-se formado. Seu pecado começou bem antes dele cometer adultério. Começou em seu coração. É por isso que Jesus apontou à lascívia do coração como sendo a raiz do adultério.

Finalmente, Davi agiu na sua lascívia. Primeiro, ele mandou alguém descobrir algo sobre a mulher. Depois, ele mandou alguém buscá-la e cometeu adultério. Finalmente, ele bolou um plano para matar seu marido. O que começou com um olhar inocente, acabou com a morte de um dos soldados de Davi. À qualquer altura dos acontecimentos ele poderia ter parado seu pecado. Mas, ele continuou até que os frutos da morte tivessem crescido, da árvore da transgressão.

Se é para você ter vitória sobre a lascívia, então vá à concepção do pecado. Devemos aprender a lidar com o pecado no ponto onde ele começa nos nossos corações. Devemos aprender a tomar as decisões certas. As escolhas que fazemos vão, no final, resultar em vida ou morte. Devemos aprender a escolher Jesus. A vida cristã vitoriosa é aquela produzida somente por Deus trabalhando em nós e através de nós. Nossa vitória não está em nossas grandes habilidades, mas em nossa disponibilidade a Deus e Seu poder. Ele é capaz de nos dar vitória sobre qualquer e todo pecado que inunda nossa vida. Ele é nossa Fonte. Ele é nossa força. Ele é a rocha sobre a qual podemos nos firmar quando as tentações inundarem nossas almas. Mas, há uma pergunta que aflige nossos corações e mentes. Se Deus é capaz de nos libertar, então por que nos encontramos cedendo ao pecado?

Por Sammy Tippit – Pastor Batista, Escritor e Conferencista Internacional

Compartilhe