Trabalhando no Espírito – Pr. Sammy Tippit

949a44a6e137525f3340c3278bf09657Moisés foi um homem poderosamente usado por Deus. Mas, havia uma grande lição que ele tinha que aprender antes que Deus pudesse tornar sua vida um grande instrumento em Suas mãos. Ele precisava saber que a obra de Deus tinha que ser feita no poder de Deus. Moisés teve que ir à escola, no deserto medianita, para aprender essa grande lição – a obra de Deus deve ser feita no poder do Espírito de Deus e não no poder da carne humana.

Quando Moisés estava no Egito, durante os primeiros 40 anos de sua vida, ele era jovem e poderoso. Ele cresceu como filho da filha do Faraó. Ele tentou fazer a coisa certa ajudando seu irmão hebreu, mas falhou miseravelmente. Quando ele viu um egípcio maltratando seu compatriota hebreu, ele o matou e o enterrou na areia. Contudo, suas ações só trouxeram mais sofrimento ao seu povo. Ele fugiu para o deserto medianita. Lá ele aprendeu a trabalhar no poder do Espírito.

Após seu encontro com Deus nas montanhas, ele nunca mais foi o mesmo. Ele voltou para o Egito e foi instrumento de Deus para trazer liberdade ao seu povo. Mas, ele não voltou no poder da sua própria força. Ele voltou ao Egito na autoridade e poder do Espírito de Deus. Foi só então que ele se tornou um instrumento útil nas mãos de um Deus poderoso. Foi somente então que ele aprendeu a trabalhar no poder do Espírito de Deus, que ele foi capacitado a ser tudo que Deus queria que ele fosse.

Logo que eu me tornei um cristão, eu tive a oportunidade de ouvir o Dr. Billy Graham falar. Eu tinha ouvido que ele estava sendo usado como homem de Deus para esta geração. Eu viajei para Houston, Texas, para ouvir o Dr. Graham falar num enorme estádio coberto, o Astrodome. Ao ouví-lo falar, eu devo admitir que pensei comigo mesmo: “O que de tão maravilhoso há nesse homem? Ele é um preletor decente, mas ele não é aquilo tudo”. Eu tinha sido treinado em oratória pública e não conseguia ver nada de especial no Dr. Graham.

Quando ele fez o apelo para as pessoas virem a Jesus, eu lembro de ter orado: “Ó, Deus, ajude que ele não se sinta muito mal se ninguém for à frente aceitar a Cristo”. Nunca tive uma surpresa tão grande na minha vida! Milhares de pessoas foram para a frente da plataforma, para orar com o Dr. Graham. Eu fico envergonhado de admitir o que pensei a seguir. Eu pensei que se milhares de pessoas foram a Cristo através de algo pouco melhor que um preletor médio, então o mundo inteiro viria a Cristo quando me ouvissem falar!

Eu teria uma segunda grande surpresa! Não muito depois daquilo, eu tive a oportunidade de pregar numa reunião evangelística. Eu usei todas as habilidades oratórias que pude. Eu fiz uma introdução intrigante, um corpo sólido de pensamentos e uma conclusão bem dramática. Eu usei todas as inflexões de voz e fiz os gestos certos na hora certa. Quando eu fiz o apelo, sabe o que aconteceu? Nada!

Veja bem, havia algo que eu não sabia, que o Dr. Graham sabia. A obra de Deus deve ser feita no poder do Espírito Santo e não no poder da carne humana. Não são nossas habilidades, mas Suas habilidades que concluirão a tarefa. Nossa responsabilidade é estarmos disponíveis para Ele. Ele nos usará se estivermos disponíveis. Assim como Moisés teve que aprender que a obra de Deus tinha que ser feita no poder do Espírito Santo, eu, também, tive que aprender essa grande lição.

Muitos de nós queremos trabalhar para Deus. Se é para sermos eficazes no reino de Deus, então devemos aprender a trabalhar no poder do Espírito de Deus. Nossa caminhada no Espírito nos capacita a vivermos vitoriosamente. Nossa obra no Espírito nos capacita a realizarmos Sua vontade. O resultado final é alegria em ver a vontade Dele realizada através das nossas obras e Sua capacitação. O que Deus disse ao profeta de antigamente é ainda verdade hoje: não é por força, nem por poder, mas pelo meu Espírito”.

Por Sammy Tippit – Pastor Batista, Escritor e Conferencista Internacional