Tornando cada pensamento cativo – Pr. Sammy Tippit

A maioria das batalhas que enfrentamos na vida são internas. As batalhas externas são, normalmente, o resultado de conflitos internos profundos que temos construído com o tempo. Se é para experimentarmos a vitória sobre os maus hábitos e padrões errados de ação, então devemos aprender a sofrer uma transformação nos nossos pensamentos e sentimentos internos. O apóstolo Paulo escreveu para a igreja de Corinto, dizendo: “Derrubamos raciocínios e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento à obediência de Cristo” (II Cr. 10:5).

Paulo estava falando da batalha espiritual que todo cristão enfrenta. Ele entendia que os maiores conflitos da vida são espirituais e o campo de batalha é, geralmente, a mente do crente. Antes de uma pessoa conhecer a Cristo de uma maneira pessoal profunda, a Bíblia diz que ele é cativo ou prisioneiro do pecado. Em outras palavras, toda nossa visão da vida está construída sobre atitudes e padrões de pensamento que são contrários ao plano de Deus para nós. Nós construímos estes padrões de pensamentos com os passar de meses e até anos. Quando nós passamos a conhecer a Cristo, não significa que não vamos mais ter que lidar com esses padrões errados de pensamento. Simplesmente significa que não somos mais escravos desses padrões.

Mas, devemos aprender a “pegar cada pensamento e torná-lo obediente a Cristo”. Deixe-me explicar. Eu cresci numa casa onde eu experimentei muito negativismo. Minha mãe era muito crítica. Há uma linha muito fina entre ter um espírito crítico e um espírito analítico. Um espírito crítico analisa cada situação e as condena. Mas, um espírito analítico é capaz de discernir o certo do errado e encontrar maneiras apropriadas de ação para fazer a coisa certa. Com o passar dos anos, eu me adquiri um espírito analítico dado por Deus em um espírito crítico e egocêntrico. Minha primeira linha de pensamento sobre qualquer um ou qualquer tipo de ação era sempre negativa e crítica.

Quando Cristo entrou na minha vida, ele me libertou de tal espírito crítico. Eu não estava mais cativo à tal pensamento, não era mais um escravo. Contudo, eu não tinha construído esse espírito negativo dentro de mim de um momento para o outro. Eu havia construído tal padrão de pensamento com o passar do tempo. Sendo assim, eu precisava aprender a derrubar essa fortaleza na minha vida, tijolo por tijolo. Isto simplesmente significada que, cada dia, eu precisaria levar cada pensamento cativo em obediência a Cristo.

Quando eu acordo, toda manhã, minha maneira “natural” de pensar é negativa. E, portanto, passo um tempo com Deus para pedir que Ele leve cativo cada pensamento meu. Através da oração, eu levo meus pensamento cativo em obediência à Cristo. Eu peço a Deus para me encher com os pensamentos que O agradam. Quanto mais eu coloco meu padrão de pensamento sob o governo de Cristo, mais rápido essa fortaleza é derrubada na minha vida.

Uma vez que essa barreira fortaleza é derrubada, não significa que eu não sou mais tentado naquela área. Simplesmente significa que Satanás não tem mais um pé nessa área da minha vida. Eu não tenho que ser uma pessoa “naturalmente negativa”. Eu posso ser uma pessoa “sobrenaturalmente positiva”. Não importa o que venha no meu caminho, eu recebi tudo que preciso para vencer abundantemente esses padrões de pensamento que são tão contrários ao caráter e as maneiras de Deus. Cada um de nós pode experimentar a vitória sobre padrões errôneos de pensamento. Deus lhe deu armas de batalha espiritual para vencer as fortalezas de Satanás na sua vida. Comece hoje a levar cada pensamento cativo a Deus em obediência a Cristo.

Por Sammy Tippit – Pastor Batista, Escritor e Conferencista Internacional