Rendendo-se através da oração – Pr. Sammy Tippit

Durante os difíceis dias do comunismo na Europa Oriental, eu conheci as pessoas mais parecidas com Jesus que eu jamais viria a conhecer. Muitos sofreram por sua fé. Alguns foram para a prisão. Outros perderam seus empregos. Os dias eram negros e difíceis para os seguidores de Cristo. Porém, eu encontrei um espírito de avivamento em muitas das igrejas da Romênia.

Durante aquela época, eu preguei uma série de campanhas evangelísticas na cidade de Galati, no noroeste. A igrejinha ficava cheia todas as noites. Na verdade, não eram para os cristãos entrarem no templo. Eles somente podiam se sentar na galeria, para que os não cristãos pudessem encher o auditório principal. Os crentes que não pudessem encontrar um lugar no auditório, permaneciam do lado de fora, em temperaturas abaixo de zero. Deus moveu poderosamente, noite após noite, e muitos vieram a Cristo.

Um querido amigo romeno, Dr. Titus Coltea, traduziu para mim uma noite. Todas as noites, após o culto, nós íamos para o rio e passávamos um tempo em oração. Estava tão frio que o chão estava totalmente congelado. Mas, eu nunca vou esquecer a oração de Titus uma noite. “Oh, Deus, se é necessário o sangue de mártires para trazer pessoas a Cristo”, ele clamou enquanto de joelho no chão congelado, “então eu quero ser o primeiro a oferecer o meu sangue”.

Meus dois amigos americanos e eu ficamos chocados com a oração dele. Eu nunca havia ouvido alguém orar com tanta compaixão pelo conterrâneo. Apesar de Titus não ter tido que derramar seu sangue para ver seus compatriotas chegarem a Cristo, outros tiveram. Deus moveu poderosamente na nação e enviou um grande despertar espiritual. O que aconteceu na Romênia foi um dos grandes milagres desse século. Estou convencido de que o avivamento veio porque havia pessoas que se renderam a Cristo em oração.

A oração é vitalmente importante para o nosso caminhar com Deus, porque é a maneira prática pela qual nos rendemos a Cristo. Paulo escreveu para os crentes em Roma: “Portanto, rogo-vos, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é vosso culto racional” (Rm. 12:1). Este “apresentar vossos corpos” é um ato de adoração que acontece no lugar secreto da oração.

Nós passamos a conhecer a Deus quando nós “invocamos o nome do Senhor” (Rm. 10:13) e continuamos a crescer em Cristo ao nos rendermos diariamente a Ele em oração. A oração é o salva-vidas do crente. É o caminho pelo qual nós entramos na presença de Deus para adorá-Lo. É o método de Deus para nos amadurecer na fé.

Render-se a Cristo em oração é simplesmente uma resposta às misericórdias de Deus. A oração é a comunhão de dois corações: o coração de Deus e o coração do homem. Nós só podemos chegar em Sua presença por causa da Sua graça e misericórdia. Ele é absolutamente santo. Seria impossível ter uma comunhão íntima com Ele sem a misericórdia. Sendo assim, o primeiro atributo de Deus que passamos a conhecer é a misericórdia. É Sua misericórdia que nos leva a uma rendição total de nossas vidas a Cristo. A oração e a vida rendida são inseparáveis. A oração nos leva a uma vida rendida e a vida rendida é o que Deus consome e usa para Sua glória. Ore. Renda-se. Tal vida é uma arma tremenda nas mãos do Espírito Santo.

Por Sammy Tippit – Pastor Batista, Escritor e Conferencista Internacional