Relacionando-se com Deus através da Sua Palavra – Sammy Tippit

study-timeNo início dos anos 90, eu fui para a República da Mongólia, para ensinar a um grupo pequeno de crentes os princípios da oração que eu havia escrito em meu livro, The Prayer Factor (O Fator Oração). A Mongólia nunca tinha recebido o evangelho desde a origem do cristianismo. Os missionários tinham ido à Mongólia muito tempo atrás, mas tinham sido rejeitados. Nos últimos 2000 anos, ninguém havia ouvido a mensagem da salvação de Deus.

Apesar da nação ser predominantemente budista, os comunistas tinham acabado com toda a crença em Deus. Mas, quando a liberdade começou a chegar na nação, as portas começaram a se abrir para o evangelho. Um pequeno grupo de pessoas, na capital Ulan Batar, passaram a crer em Jesus. Eu fui convidado para ir lá e ensiná-los sobre oração. Eu ensinei os princípios da oração por várias noites. Deus moveu maravilhosamente durante as reuniões. No encerramento das reuniões em Ulan Batar, fui convidado a ir para uma outra cidade, Darhan. Não havia crentes naquele lugar, naquela época. As pessoas nunca haviam ouvido falar de Jesus.

Após eu compartilhar as Boas Novas de quem Deus era e o que Ele tinha feito em nossas vidas, um senhor de idade me fez uma pergunta muito significativa.

Ele perguntou: “Como seu Deus se parece?” Eu fui pego de surpresa. Nunca ninguém tinha me feito essa pergunta. Como você teria respondido essa pergunta? Foi uma das perguntas mais difíceis que eu já tive que responder.

Mas, eu basicamente disse ao senhor de idade: “Se você quiser saber como Deus se parece, você precisa saber que Deus nos deu um livro que descreve Sua natureza e atributos. Esse livro foi escrito por homens santos que foram inspirados por Ele. Eles viveram em períodos diferentes da história. Alguns foram reis. Outros foram pescadores comuns. Mas, todos encontraram o Deus que criou o universo. Eles escreveram os feitos e testemunhos de Deus e de como Deus havia mudado suas vida. Eles contaram sobre Suas leis e princípios de vida”. Minha resposta pareceu ter satisfeito o senhor.

Se você quiser realmente conhecer a Deus intimamente, então você precisa entender que há um testemunho objetivo de quem Ele é e de como Ele opera. A Bíblia é a Palavra de Deus ao Seu povo. Se nós verdadeiramente queremos chegar a conhecer a Deus e aprender a viver em harmonia com Ele, então precisamos comprometer-nos a ler, estudar e meditar na Sua palavra. Há um propósito quadrilateral em incluir a Palavra de Deus regularmente em nossas vidas diárias.

O apóstolo Paulo escreveu ao jovem Timóteo e explicou o que as Escrituras podem fazer em nossas vidas. Ele disse: “Toda escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça” (II Tm. 3:16). Paulo lista como Deus lida com o negativo, assim como com as coisas positivas, nas nossas vidas. Primeiro, ele nos diz como as Escrituras vão nos ensinar – nós aprendemos quem Deus é, como nós podemos conhecê-Lo e caminhar com Ele. Segundo, a Bíblia nos repreende quando há areas nas nossas vidas que não agradam a Deus. A Bíblia se torna nossa fornte última de autoridade e prestação de contas. Deus estabelece os parâmetros ao redor da nossa vida e, então, nos avisa se cruzarmos esses limites.

Mas, Deus não somente avisa quando fazemos algo errado. Ele nos corrige – ou seja, nos mostra nas Escrituras como voltar aos parâmetros de segurança onde devemos estar vivendo. Finalmente, Deus nos instrui nos caminhos da vida correta – em viver num relacionamento correto e apropriado com Ele. Seria inconcebível pensar que poderíamos experimentar uma vitória consistente nas nossas vidas sem saber quem Ele é, como Ele opera e o que Ele espera de nós. A Bíblia é o manual de instruções de Deus para a vida cristã vitoriosa. É o mapa de Deus que nos guia na rota do triunfo.

Um campeão sempre tem um plano – uma estratégia para vencer. Deus nos deu Sua estratégia para uma vida vitoriosa. Encontra-se num livro de cara antiga, a Bíblia. Se você quer ser um vencedor na corrida da vida, então estude esse livro dos tempos, a Bíblia. É a Palavra de Deus. É a estratégia divina Dele para viver e nosso manual de instruções para o treinamento na retidão. Mas, mais que tudo, ela dá a melhor e mais completa descrição de como Ele se parece. Leia a Bíblia e colha uma vitória ressonante!

Por Sammy Tippit – Pastor Batista, Escritor e Conferencista Internacional