Reavivamento e a oração vitoriosa – Pr. Sammy Tippit

Cerca de 140 anos atrás, o grande pastor britânico, Charles Haddon Spurgeon escreveu: “Os tempos de renovação da presença do Senhor finalmente desceram sobre nossa terra. Por todos os cantos há sinais de mais atividade e seriedade. Um espírito de oração tem visitado nossas igrejas… O primeiro fôlego do poderoso vento que ruge já foi percebido, enquanto nos novos evangelistas, a língua de fogo evidentemente já desceu.”

O “espírito de oração” que Spurgeon descreveu tem sempre sido a raiz de todo grande despertar da igreja cristã. Não importa se você procurar no Novo Testamento ou nos registros da história, o avivamento sempre foi precedido pela oração. Em Atos 1, a igreja nasceu numa reunião de oração. No próximo capítulo, 3000 pessoas se converteram. Por todo o livro de Atos dos Apóstolos, a igreja orou e, então, Deus moveu. O primeiro grande movimento missionário nasceu em oração. Vez após vez, a igreja deu grandes passos adiante porque alguém ou um pequeno grupo orou.

A oração vitoriosa é a base do avivamento. Por muitos anos, eu tenho estudado os grandes avivamentos evangélicos e tenho descoberto que todos têm a oração no seu coração. Alguém sente um fardo e começa a orar. Eles esperam no Senhor e, no Seu divino tempo, Ele responde as orações. Eles se encontram com Deus e Deus se manifesta a eles.

A primeira vez que experimentei um avivamento, houve um espírito de oração que permeou a igreja e as reuniões evangelísticas. Começou com um pastor de oração. Ele se recusou a desistir, a parar. Ele continuou a orar independente das circunstâncias. Então, um dia, Deus veio. Ele visitou Seu povo. Quando Deus vem, tudo pára. As reuniões evangelísticas que foram marcadas para acabar no domingo tiveram que ser estendidas por mais uma semana. A igreja não conseguia acomodar tantas pessoas. A mídia reportou “as grandes coisas que Deus estava fazendo”. Os drogados mais problemáticos foram salvos e libertos de seus vícios. Inimigos étnicos se tornaram irmãos em Cristo. Deus veio quando Seu povo orou.

Eu não tentaria fazer você acreditar que eu entendo todas as razões porque isso acontece assim. Eu só sei que é uma lei espiritual da vida. É verdadeira. A oração e o avivamento sempre são parceiros nas manifestações da glória de Deus. Sua glória vem quando Ele vem. Quando isso acontece, o crescimento numérico e espiritual da igreja é acelerado. O avivamento precede grandes colheitas de almas e a oração sempre precede grande avivamentos da igreja.

A oração é simplesmente intimidade com Deus. Quando nós nos tornamos íntimos com Ele, então estamos no caminho para o avivamento. Uma pessoa não pode ser íntima de Deus e usar uma máscara religiosa. A oração sincera produz um arrependimento sincero. O arrependimento profundo libera o Espírito de Deus nas nossas vidas. Quando isto acontece, então estamos no caminho para o avivamento.

Há muita conversa, atualmente, sobre o avivamento. Eu simplesmente sei de uma coisa: ele sempre desce nas asas da oração. Um povo de oração se tornará um povo avivado. Ore, espere e veja o que Ele fará.

Por Sammy Tippit – Pastor Batista, Escritor e Conferencista Internacional