Quando dois ou três estão reunidos – Sammy Tippit

Friends walking together outdoors --- Image by © Laura Doss/Corbis

Logo que eu conheci a Cristo, eu queria que meus amigos também viessem a conhecê-Lo. Eu orei por eles. Não muito depois, muitos deles receberam a Cristo em seus corações. Nós começamos a nos reunir logo de manhã para orar e ler as Escrituras. Naquela época, nós morávamos em Baton Rouge, que é a capital do estado de Louisiana. Perto da prefeitura, há uma colina de frente para o lago. Nós nos encontrávamos naquela colina e nos separávamos para termos um tempo a sós com deus. Nós passávamos um tempo em oração e leitura e memorização das Escrituras. Depois, nos reuníamos novamente e compartilhávamos o que tínhamos sentido e o que nós achávamos que Deus estava falando aos nossos corações.

Aqueles foram alguns dos momentos mais preciosos da minha vida. Eu olho para aqueles dias com muitas boas lembranças. Mesmo depois da maioria de nós termos mudado de Baton Rouge para outros lugares, aquela colina se tornou um lugar sagrado para nós. Era o lugar onde nos encontrávamos com Deus e Ele se encontrava conosco. Foi uma época especial nas nossas vidas que, na verdade, determinou o padrão para o nosso crescimento. Quando eu volto para Baton Rouge, minha terra natal, para visitar amigos e familiares, eu sempre gosto de passar por aquele lugar, perto do palácio do governo. Ele me faz lembrar dos anos de formação da minha experiência cristã. Mas, acima de tudo, me faz lembrar da minha necessidade de comunhão com os outros que vieram a conhecer a Cristo como eu vim a conhecê-Lo.

Quando olho para os anos que se passaram, vejo que tem sido a comunhão íntima com os outros que tem ajudado na minha caminhada com Deus. Quando eu era pastor na Alemanha, Deus me deu um amigo advogado que me desafiou a ser tudo que Deus queria que eu fosse. Quando eu viajei para a Romênia, Deus me deu um amigo médico que me desafiou a alcançar aquela nação para Cristo. Ele me desafiou sobre meu estilo de oratória e método de comunicação.

No Ministério Sammy Tippit, eu tenho uma Diretoria a quem eu presto contas sobre o ministério. Eles são um grupo de homens que amam a Deus e me amam. Mas, eles não têm medo de falar comigo sobre coisas difíceis. Há alguns meses atrás, eu pedi que eles fossem honestos comigo e me dissessem o que eu precisava para ser mais eficaz para Cristo. Eles me falaram! Foi devastador para mim (de maneira positiva). Eu precisava ser quebrado em algumas áreas da minha vida e liderança. Eles me amavam o suficiente para serem honestos comigo.

É este tipo de relacionamento honesto e transparente que nos capacita a nos tornarmos tudo que Deus intencionou que fôssemos. Estou convencido de que tudo que precisamos é um grupo pequeno de pessoas, ao nosso redor, que amam a Jesus e nos amam – nos amam o suficiente para nos falar sobre coisas difíceis. Há três características nesses relacionamentos. Primeiro, precisamos de comunhão com pessoas que amam a Deus – aqueles que nos inspiram a amar a Deus com todo nosso coração.

Segundo, precisamos de comunhão com pessoas que nos amam. Eu pude aceitar a correção por parte daqueles homens, porque eu sabia que eles me amavam. Eu sabia que o que eles tinham para me dizer não era porque eles estavam bravos comigo ou porque eles queriam “me colocar no meu lugar”. Eu sabia que eles estavam apontando meus defeitos porque eles verdadeiramente se importavam comigo. Finalmente, precisamos de pessoas que serão honestas conosco, não importa o quanto dôa. Nem todo mundo consegue ser aberto e honesto. Mas, todo cristão precisa de alguém, ou algum grupo de pessoas, que nos ama o suficiente para nos corrigir.

Jesus disse que “quando dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles” (Mt. 18:20). Se você quiser experimentar a vitória verdadeira, encontre dois ou três amigos que amam a Jesus da mesma maneira que você O ama. Encontre-se com eles regularmente e busquem a Deus juntos. Sejam abertos, honestos e vulneráveis. Deus vai trabalhar em você e através de você. Você vai crescer na Sua graça e alcançar níveis ainda mais altos de vitória na sua caminhada com Deus.

Por Sammy Tippit – Pastor Batista, Escritor e Conferencista Internacional