POKÉMON GO – MÁRCIO TUNALA

Pokémon-GO-15Um novo fenômeno na área do entretenimento surgiu no universo digital. Estou me referindo ao Pokémon Go, um jogo surreal de realidade aumentada desenvolvido para os smartphones. O que consegui compreender é que utilizando o GPS a pessoa joga caminhando pela cidade no intuito de capturar monstros virtuais. Os monstros capturados devem ser treinados para lutar com outros monstros.

Pelo que pesquisei, existem aproximadamente cento e cinquenta tipos diferentes de pokémons. A grande novidade que este jogo traz é que o jogador vê o mundo real na tela de seu aparelho e encontra os monstrinhos que são capturados com um click. Não tem duvida de que estamos diante de um modismo que vai envolver um numero incalculável de pessoas. Pokémon Go tomou conta da mídia em praticamente todos os países. Eu gostaria de chamar a atenção para a motivação que tira as pessoas de suas casas a sair pela cidade atrás de monstrinhos virtuais. Poderíamos dizer que é por diversão ou simplesmente por curiosidade.

Mas uma coisa fica claro somos surpreendidos constantemente pelo comportamento das pessoas. Imaginar que na primeira semana do lançamento deste jogo, 16% dos smartphones em uso nos EUA acessaram o aplicativo é no mínimo curioso, eu diria incompreensível. O que motivou tantas pessoas? Porque um jogo de capturar monstrinhos despertou tanto interesse? Realmente inexplicável. Por isso indiscutivelmente se trata de um fenômeno.

Deixando de lado o mundo virtual eu gostaria de falar do mundo real onde pessoas andam pelas ruas sem rumo, vivem vidas vazias vulneráveis a modismos, investem tempo, energia, dinheiro com futilidades. Não tenho nada contra jogos, não acho errado brincar com o mundo surreal dos jogos eletrônicos, muito mesmo experimentar algo que envolve uma tecnologia que não estava disponível antes. Mas novamente pergunto o que faz tantas pessoas serem atraídas hipnoticamente por um jogo em tão pouco tempo? Creio que o comportamento de milhões pessoas em busca de pokémons acende uma luz vermelha, as pessoas estão vazias, sem objetivos, sem sonhos.

Para mim a igreja do Senhor Jesus precisa sair pelas ruas da cidade, em busca der perdidos. eles estão em todos os lugares, sem rumo precisando ser capturados pelo amor de Deus, alcançados por discípulos com corações tomados pela paixão pelas almas. vamos orar para que no Brasil uma multidão vá para as ruas, não para capturar monstrinhos virtuais,  mas para conceder graça, distribuir milagres, compartilhar vidas. Vamos multiplicar o amor de Deus por todas as cidades exatamente  como Jesus fez.

Mateus 4. 23 E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando, pregando o evangelho do Reino e curando todas as enfermidades e males entre o povo.  24 E sua fama correu por toda a Síria; e trouxeram-lhe, então, todos aqueles que sofriam, acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos e os paralíticos. E Jesus os curava. …

Por Márcio Tunala – O autor é pastor de integração e PGMs na Igreja Batista do Bacacheri em Curitiba (PR) e autor de vários livros, dentre eles o livro do Pequeno Grupo Multiplicador. Pr. Márcio os ensina: Se cada lar cristão se tornar um Pequeno Grupo Multiplicador – PGM, conseguiremos alcançar todo o nosso país com Evangelho ainda nesta geração. Acessando este link http://migre.me/tt2bf você pode adquirir este e outros materiais da visão de Igreja Multiplicadora.