PIB em Cabo Frio (RJ) avança na multiplicação!

Com alegria, recebemos o convite para compartilhar com os amados pastores o que Deus tem feito nos últimos dois anos na Primeira Igreja Batista em Cabo Frio. De pronto, queremos destacar que nossa história não começou a partir de então, pois a igreja tem uma memorável história de 54 anos, cheia de ministérios abençoados e serviço cristão reconhecido.

Podemos dizer que, nos primeiros meses de 2014, a PIB em Cabo Frio começou um nova página de sua história ao conhecer a visão de Igreja Multiplicadora proposta pela Junta de Missões Nacionais ao Brasil Batista. De imediato, fomos tomados de grande expectativa por surgir, em nosso meio, uma resposta ao anseio de tantos pastores e igrejas que buscavam uma proposta bíblica que se encaixasse no perfil dos batistas brasileiros. Precisávamos de algo sólido, não baseado em modelo, mas em princípios bíblicos, que provocasse um choque de cultura na missão de fazer discípulos e promovesse unidade e identidade no meio de tantas diversidades evidenciadas pelos mais diferentes fundamentos.

Reavivamos os princípios bíblicos da Oração, da Evangelização Discipuladora, da Plantação de Igreja, da Formação de Líderes Multiplicadores e da Compaixão e Graça, remontando à igreja primitiva com o auxílio do livro “De Volta aos Princípios”, escrito pelo Pr. Fabrício Freitas.

A partir daí, concomitantemente, começamos a investir no Relacionamento Discipulador (RD), aprendendo que Jesus não estabeleceu corte entre a evangelização e o discipulado, mas trabalhou a evangelização discipuladora como um processo, já conhecido entre nós, de chamar, agregar e aperfeiçoar os discípulos.

Estamos investindo no RD, a começar do ministério pastoral. Entendemos que a igreja segue o exemplo de seu pastor. Hoje, investimos no RD com 3 ministros auxiliares, e com 4 pessoas ainda não crentes, na intencionalidade de levá-las a Cristo, dedicando tempo semanal para elas. Um casal, inclusive, já se tornou anfitrião de um PGM, e está sendo instruído para o batismo. Temos vários líderes de PGM vivenciando o RD, com resultados impressionantes. Nossa meta é que toda a igreja esteja desenvolvendo o RD. Temos já experiências muito interessantes: Márcia, gerente de banco, há dois meses iniciou um relacionamento discipulador com suas colegas de trabalho. Hoje, ela e o esposo, Rodolfo, já implantaram um PGM em sua casa, com 4 casais não crentes, sendo que em todos, as esposas são as colegas de trabalho de Márcia. Calê, líder de PGM, está inserido no RD e com regularidade me apresenta pessoas que estão sendo alcançadas pelo relacionamento intencional. Mais batismos têm acontecido e mais líderes estão caminhando na mesma direção. Isso é RD! Impressionante o que está acontecendo! É uma mudança cultural mesmo, quanto ao relacionamento intencional de fazer de pessoas ainda não convertidas discípulos de Jesus.

Descobrimos que, ao implementarmos os PGMs e o RD, a igreja começou a despertar-se para as questões relacionais e de cuidado mútuo. Os relacionamentos intencionais começaram o ocupar espaço na cultura da igreja a ponto de se compreender e praticar com singularidade a multiplicação de discípulos. Hoje, com a graça de Deus, dos 12 pequenos grupos que tínhamos inicialmente, estamos chegando a 50 e crescendo.

Há muita alegria na igreja. Esta parece mais feliz por estabelecer relacionamentos saudáveis entre os irmãos e relacionamentos intencionais de fazer discípulos de Jesus. Estamos caminhando, fazendo curvas e avançando. Hoje, temos PGM de vários modelos e formas, com a mensagem dominical adaptada para o roteiro semanal.

Estamos investindo nos PGM Infantis com uma proposta pedagógica nova para nós. Estamos orientando pais a investirem em suas crianças nos três interdependentes ministérios infantis (até então independentes): 1) culto infantil, cujo foco é celebração na linguagem das crianças; 2) PGMI, com ênfase no relacionamento, incentivando as  crianças a alcançarem seu amigos ainda não crentes; 3) EBD, voltada para o ensino da Bíblia, fundamental para o conhecimento de Deus, preparando a criança para a vida. Os pais estão sendo estimulados a investir em suas crianças nesses três momentos especiais, integrando seus filhos na vida da igreja.

Por aqui, não mexemos em estrutura. Simplesmente, abrimos espaço para uma visão onde todos os ministérios da igreja podem e devem estar inseridos. Recomendamos aos colegas que busquem conhecer e se incluir no que entendemos ser o agir de Deus, com sua soberania, em resposta ao clamor de um povo que deseja servir mais e melhor em obediência à ordem de fazer discípulos.

É o momento de nos deixarmos abrasar pela efervescência espiritual que vem tomando todas as regiões desse país. É um tempo de avivamento e de bênçãos para o ministério batista do Brasil. Pará nós, tem sido apaixonante vivenciar esse momento de avivamento espiritual com definições e conceitos claros expostos pela visão de IM que tem a cara dos batistas brasileiros. Para tanto, estão ao nosso dispor uma liderança comprometida, uma vasta e eficiente literatura, a JMN com competência, humildade, lucidez e apoio em todo esse processo.

O momento é esse! É o momento do Brasil Batista que fará toda a diferença nesta geração e nas gerações futuras. Esse é o seu momento, pastor, homem de Deus!

Abraço em Cristo.

Pr. Roberto da Silva Carvalho – PIB Cabo Frio, RJ.