Persistência na oração – Pr. Sammy Tippit

Você já se pegou pensando por que algumas orações são respondidas imediatamente e outras parecem levar anos antes da resposta vir? Eu frequentemente penso nisso no relacionamento com a minha família. Geralmente, eu oro para as pessoas irem a Cristo e parecia que levava somente uns dias ou semanas para eles receberem Jesus. Mas, foi diferente com a minha família.

Quando eu conheci a Cristo, eu quis que meus amigos e minha família conhecessem o Salvador que eu havia encontrado. Eu estava animado com o amor de Cristo e desejava compartilhar aquele amor com todos que eu amava. Quando eu compartilhei com a minha mãe o que havia acontecido na minha vida, ela respondeu: “Eu não sou cristã e nunca vou ser. Nunca mais fale comigo sobre Cristo”.

O que você faz quando não pode falar com sua mãe sobre Deus? Eu vou lhe dizer o que eu fiz. Eu falei com Deus sobre ela. Mas, parecia que, quanto mais eu orava, mais difícil se tornava. Eu a amava e queria que ela conhecesse a salvação que vem através da graça que eu havia conhecido. Mas, a única coisa que eu podia fazer era orar.

Eu orei um ano inteiro e, depois, outros cinco anos. Eu continuei orando pelos próximos 10 anos. Mas, nada parecia ajudar. Eu orei por vinte anos e quase senti que era uma causa perdida. Bem quando eu estava para desistir de orar, eu recebi um telefonema dela. “Sammy”, ela disse, “eu tenho sido uma mulher orgulhosa. Tenho estado amargurada. Eu preciso de Deus. Eu preciso de Jesus. Preciso de uma igreja”.

Eu não podia acreditar no que eu estava ouvindo! Deus respondeu minhas orações. Por vinte anos, eu orei. Deus foi fiel e minha mãe veio a conhecer a Cristo. Ela orou comigo no telefone para confiar a Jesus a vida dela. A coisa favorita dela, nos últimos dez anos de sua vida, foi frequentar reuniões de oração. Foi uma alegria imensa ver minha mãe crescer em Cristo.

No meio tempo, Deus fez uma obra maravilhosa na minha vida, durante aqueles vinte anos. Ele me segurou num lugar de dependência Dele. Eu não entendo todas as razões pelas quais levou tanto tempo para minha mãe vir a Cristo. Mas, eu entendo que a falta de uma resposta me fez ficar de joelhos perante o trono de Deus. Me fez ficar buscando a face de Deus.

Jesus contou aos Seus discípulos uma parábola sobre persistir em oração. A história, resumida, diz: “Jesus contou-lhes uma parábola sobre o dever de orar sempre, sem jamais esmorecer” (Lc. 18:1). É tão fácil desistir; ficar desencorajado e desistir. Mas, Deus nos comanda a ir a Ele. Ele deseja que sejamos persistentes em oração.

O propósito da persistência não é forçar Deus a fazer algo que Ele não quer fazer. É passar a conhecê-Lo; descobrir Sua opinião sobre um assunto. Quanto mais vamos a Sua presença sobre um assunto, mais intimamente passamos a conhecê-Lo. Descobrimos o que está no Seu coração. No final, não somente vemos a resposta às nossas orações, mas também temos uma grande experiência. Passe a conhecê-Lo! É por isso que Ele quer que persistimos. Ele deseja que tenhamos tempo com Ele; que passemos a conhecê-Lo. Minha mãe se convertendo a Cristo foi uma grande resposta de oração para mim. Mas, talvez a melhor coisa sobre todos aqueles anos sem resposta é que eles me fizeram buscar a Deus. Persista. E passe a conhecer Deus.

 

Por Sammy Tippit – Pastor Batista, Escritor e Conferencista Internacional

Compartilhe