Pare de Tentar e Comece a Confiar – Sammy Tippit

Hope in the palm

Quando eu conheci a Cristo, a mais de 30 anos atrás, minha vida mudou radicalmente. Deus me libertou da imoralidade e do egoísmo que me escravizaram por tantos anos. Eu fiquei maravilhado com o que Deus fez na minha vida. Havia tantos hábitos que eu precisava vencer, mas eu não tinha poder sobre eles. Contudo, quando Jesus entrou no meu coração, eu fui verdadeiramente libertado.

Mas, após seguir a Cristo por alguns meses, eu notei que um hábito não tinha ido embora. Eu era extremamente ciumento. Quando um rapaz vinha conversar com a minha namorada, eu sentia raiva dentro de mim. Eu ficava tão irado que queria bater no rapaz. Mas, eu sabia que isso estava errado e que esses sentimentos não agradavam a Deus. Assim, eu decidi que precisava tentar seriamente não ser ciumento. Eu não sei se você já tentou não ser ciumento, mas me deixe te dar um conselho: não tente. É impossível!

Quanto mais eu tentava não ter ciúmes, mas ciumento eu ficava. Eu tentava buscar dentro de mim toda a força que pudesse encontrar, mas só ficava com mais ciúmes ainda. Eu não sabia o que fazer. Quanto mais eu tentava, mais miserável me sentia. Quanto mais eu tentava vencer esse pecado, parecia que mais escravizado a ele eu ficava.

Um dia eu aprendi o segredo da vida cristã vitoriosa. Ele não estava em tentar, mas em confiar. Não estava no que eu poderia fazer, mas no que Cristo já tinha feito para conseguir a vitória. Tudo que eu precisava era confiar Nele. Ele foi tentado de todas as maneiras pelas quais eu ou qualquer outra pessoa poderia ser tentado, mas Ele não pecou. Em outras palavras, Ele já tinha vencido o ciúmes. Eu só precisava confiar Nele. Ele estava vivendo em mim e Ele faria a mesma coisa hoje que havia feito a 2000 anos atrás. Eu só precisava parar de tentar e começar a confiar – acreditar que Jesus era minha vitória sobre o ciúmes. O mesmo Jesus que me salvou e perdoou os meus pecados é mais do que capaz de assegurar minha vitória sobre o pecado que me pragueja.

Na próxima vez que me senti enciumado e a raiva começou a crescer em meu coração, eu sussurrei uma oração: “Deus, assim como eu confiei que Tu me salvaste, eu confio que Tu és minha vitória sobre o ciúmes e a raiva hoje”. Uma coisa muito impressionante aconteceu. Os sentimentos de insegurança e raiva foram embora. Mas, não muito depois disso, fui tentado a sentir ciúmes de novo. Eu simplesmente me virei para Jesus e disse: “Senhor, estou confiando em Ti novamente para ser minha vitória.”. E a vitória veio.

Satanás ficou voltando e tentando, mas eu continuei a confiar e a olhar para Jesus. Depois de muitos meses, comecei a notar que Satanás não estava me tentando mais tão frequentemente. Ele deve ter se cansado de ter que lidar com Jesus ao invés de mim. Jesus derrotou o mal nas nossas vidas. A vitória que experimentamos sobre a tentação, o pecado e o inimigo não está em tentar com a força da nossa própria carne. Satanás conhece a futilidade da nossa carne. Ele sabe.

A vitória foi assegurada por Jesus, quando ele viveu uma vida absolutamente perfeita, sem pecado, 2000 anos atrás. Quando Ele morreu na cruz, Ele declarou: “Está acabado”. Ele havia completado a obra que ele em obediência completou até a morte. Ele fez uma exposição pública da derrota de todas as forças do inimigo. Três dias depois, Ele ressuscitou da morte. Ele venceu cada inimigo que o homem jamais enfrentará. Ele venceu o pecado, a morte, o inferno e o diabo e seus demônios. A vitória é totalmente Seu triunfo. Nós simplesmente nos apossamos desse triunfo conforme confiamos Nele.

A maior lição que qualquer crente irá aprender sobre a vida cristã vitoriosa está não em tentar, mas em confiar que experimentamos o sucesso. Tentar vencer o pecado com as nossas próprias forças é como um leão numa cova em frente a vários Danieis ou um Golias enfrentando 100 Davis jovens e cheios de fé. Seria uma derrota feia. Mas, a fé de um pequeno Davi pode derrotar qualquer gigante em nossas vidas. Daniel confiou em Deus e os leões foram rendidos impotentes. Davi só enfrentou a derrota quando ele operou na força da sua carne. Sansão perdeu sua força quando ele flertou com a tentação. A única vitória e força deles estavam no mesmo lugar onde você e eu temos a vitória. Quando eles confiaram em Deus, eles foram admiravelmente mais do que vencedores através de Cristo que os amou. Pare de tentar e comece a confiar!

Por Sammy Tippit – Pastor Batista, Escritor e Conferencista Internacional

Compartilhe