Orando o coração de Deus – Pr. Sammy Tippit

A oração é a comunhão de dois corações: o coração de Deus e o coração do homem. É intimidade com Deus. É esse entendimento sobre a oração que a torna uma aventura. A oração não é somente um ritual religioso pelo qual homens e mulheres são obrigados a repetir suas petições a Deus. É muito mais do que um hábito religioso ou obrigação. Orar é entrar na presença Daquele que criou o universo; Aquele que é absolutamente puro. É compartilhar nossos corações com Ele e permitir que Ele compartilhe Seu coração conosco.

Quando entendemos que a oração é a comunhão de dois corações, somos capacitados a saber como orar com poder e com a certeza de que nossas orações vão ser atendidas. Considere isto e você vai entender como orar com um poder incrível. Há dois corações envolvidos na oração: o coração de Deus e o coração do homem. O coração de Deus é santo, perfeito e absolutamente puro. Seu poder é indescritível. E há o coração do homem. A Bíblia o descreve como pecaminoso, enganoso e extremamente mal. Ele é pequeno e limitado em seu conhecimento.

Desses dois corações, o coração pecaminoso do homem e o grande e maravilhoso coração de Deus, ao qual deveríamos dar mais atenção quando oramos? Claro que é o de Deus. A próxima pergunta seria: “Então, o que está no coração de Deus?” Se soubermos a resposta para essa pergunta, então podemos começar a orar sobre tais coisas. Quando oramos sobre as coisas que estão no coração de Deus, podemos ter certeza de que Ele responderá nossas orações.

A Bíblia diz: “esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que lhe pedimos, sabemos que já alcançamos os pedidos que lhe fizemos” (I João 5:14, 15). Quando oramos de acordo com o que está no coração de Deus, podemos ter certeza de que Ele nos ouve. Então, oração poderosa é orar sobre as coisas que estão no coração de Deus.

Então, o que está no coração de Deus? Isto não é segredo. O coração de Deus não é volúvel. Ele não mudou. O mundo está no Seu coração. Jesus disse: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). O mundo! O mundo! O mundo está no coração de Deus!

A oração poderosa acontece quando começamos a orar pelo mundo; quando começamos orar “venha a nós o vosso reino e seja feita a Sua vontade assim na terra como no céu”. É orar para que homens e mulheres venham a Cristo. É orar pela salvação daqueles que nunca encontraram a Cristo. É orar para que Cristo estabeleça Seu governo nos corações nos homens e mulheres.

Muitas pessoas têm ficado desanimadas nas suas vidas de oração por que toda a atenção delas tem sido dada a orar sobre o que está no seus corações. Deus está definitivamente interessado nas coisas dos nossos corações. Contudo, estamos limitados no âmbito do nosso entendimento dessas coisas e, frequentemente, nossos corações nos enganarão sobre elas. Mas, quando oramos sobre o que está no coração de Deus, podemos orar com grande confiança e certeza. Ele ouvirá e responderá. A oração poderosa é orar o coração de Deus.

Por Sammy Tippit – Pastor Batista, Escritor e Conferencista Internacional