Oração, orgulho e humildade – Pr. Sammy Tippit

Ao viajar ao redor do mundo, eu continuamente perguntava: “Como você ora efetivamente?” Os discípulos uma vez fizeram uma pergunta parecida para Jesus, quando eles pediram: “Senhor, ensina-nos a orar”. Esta é, provavelmente, uma das maiores perguntas de todos os tempos. Como eu posso realmente me comunicar com o Deus que criou o universo? A resposta para essa pergunta eventualmente responderá a maioria das outras questões difíceis da vida.

Jesus ensinou os Seus discípulos muitas coisas, mas no topo da lista estava: “como orar”. Em Mateus, capítulo 6, Ele ensinou os discípulos os grandes princípios da oração. No capítulo 7, Ele os ensinou sobre a consistência da oração. Em Lucas 18, Jesus contou uma parábola sobre a persistência na oração. Em João 17, Ele deu um exemplo de oração. Há uma linha que parece correr através de tudo que Ele ensinou: a oração é a expressão de um coração humilde. A oração verdadeira flui do humilde, não do orgulhoso.

Há uma grande diferença entre oração “religiosa” e oração “sincera”. A oração é uma atitude do coração que diz: “Eu preciso desesperadamente de Ti, ó Deus. Sem Tu, não posso fazer nada. Na verdade, a Bíblia diz: “Jesus disse esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros” (Lc. 18:9). A parábola era sobre dois homens que foram ao templo orar. Um era convencido e arrogante. O outro era humilde e estava quebrantado sobre seu pecado. Jesus disse ao humilde e quebrantado: “Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele. Pois qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilhar será exaltado” (v. 14).

“Como orar” não é tão difícil quanto parece. Não há uma fórmula mágica que ensina a orar. O primeiro e grande requerimento é simplesmente ter um coração que clama: “Eu preciso de Ti!”. Jesus disse que tal coração será exaltado. Mas, o coração que disser “Estou bem”, este será humilhado. A humildade é o primeiro requisito da oração poderosa.

Com bastante frequência, eu encontro a oração poderosa no meio dos fracos, necessitados e feridos. Ao viajar ao redor do mundo, eu frequentemente encontro pessoas que têm sido oprimidas política e socialmente e, pessoalmente, elas são grandes guerreiras de oração. Elas não parecem ter interesses próprios; apenas um coração humilde e contrito. A resposta do céu cai na terra quando o coração humilde clama ao céu. Eu tenho visto o incenso de lágrimas de uma igreja perseguida na África e na Europa Oriental produzir uma liberação da glória de Deus naqueles lugares. Eu tenho visto soldados desconhecidos ganharem comunidades para Cristo com suas orações humildes.

Assim como a humildade é o grande atributo para um guerreiro de oração, há uma outra característica que pode fazer com que o homem ou mulher de Deus não tenha suas orações respondidas: orgulho. Ele é um ladrão que se lança num alvo: roubar nosso poder na oração. É fácil para os que têm sido cristãos por um longo tempo permitir que esse ladrão entre nos seus corações. Nós temos visto Deus operar. Nós temos tido algumas experiências com Deus. Vagarosa, mas certamente, começamos a pensar que somos peritos na vida cristã. Mas, não há peritos no reino de Deus. Ele é feito de homens e mulheres simples e humildes.

A oração é a expressão do coração humilde. Não há lugar para arrogância. Se você quiser saber como orar, então simplesmente prostre-se de rosto no chão e clame por socorro.

 

Por Sammy Tippit – Pastor Batista, Escritor e Conferencista Internacional

Compartilhe