Oração – o padrão da igreja avivada – Pr. Sammy Tippit

A igreja do Novo Testamento nasceu de uma reunião de oração e foi sustentada por homens e mulheres de oração. Enquanto a oração pode parecer uma experiência anormal para os crentes de hoje, ela era a norma no primeiro século do cristianismo. Em Atos, capítulo 1, encontramos a igreja clamando por Deus. No próximo capítulo, Pedro e João estão indo a uma reunião de oração quando Deus cura um homem aleijado. Em Atos, capítulo 4, a igreja está buscando a face de Deus. Por todo o livro de Atos, a igreja é encontrada numa posição de absoluta dependência de Deus.

A igreja não somente orava, naqueles primeiros dias de sua história, mas ela também crescia. E crescia rapidamente; tão rapidamente que as Escrituras registram que milhares eram acrescentados diariamente à igreja. É interessante notar que a oração tem sempre sido a força propulsora da igreja. Os grandes avivamentos históricos sempre têm tido seus heróis silenciosos de oração. É um denominador comum inquestionável da igreja avivada.

Uma paixão renovada para alcançar o mundo nasce de uma igreja avivada. O padrão é normalmente esse: a igreja entra numa fase de letargia. Isto sempre leva à impureza moral e apatia espiritual. A igreja pode estar adormecida, mas o Espírito Santo não está. Ele começa a mexer os corações dos remanescentes fiéis e eles começam a clamar a Deus por avivamento e renovação. Deus responde ao clamor deles e começa a estimular a paixão dos profetas. Eles começam a proclamar a palavra de Deus com um poder e autoridade renovados. A igreja enfraquecida começa a despertar de seu sono. Pecados são confessados. O arrependimento entra nos corações do povo de Deus e uma paixão pelo mundo perdido começa a inundar os que experimentaram o perdão de Cristo. A moral é que multidões nascem no reino de Deus.

Este padrão tem sido histórico e tem se repetido vez após vez. A oração é sempre o iniciador de grandes avivamentos. É a expressão de corações humildes. A oração diz: “Deus, eu preciso de Ti. Sem Tu, não posso fazer nada”. É uma dependência absoluta de Deus.

O avivamento é a graça manifesta de Deus sobre Seu povo. Esta graça é sempre liberada no coração humilde. A Bíblia diz: “ele nos dá uma graça maior”. É por isso que as Escrituras dizem: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4:6). Deus odeia o orgulho, mas Ele é gentil e misericordioso com o humilde. A igreja de oração sempre será o palco para a igreja reavivada.

Em 1978, eu me tornei pastor de uma igreja pequena na Alemanha, a Igreja Batista de Hahn. Hahn é a abreviação da palavra em alemã “hahnchen”, que significa “galinha”. Então, eu me tornei pastor da Igreja Batista da Galinha, em Galinha, Alemanha! Esta congregação era formada na sua maioria por famílias de militares americanos. Meu coração se quebrou pela apatia que encontrei em 1978.

Eu decidi reunir um grupo de homens ao meu redor e ensiná-los a orar. Cerca de 15 a 20 homens começaram a se reunir comigo semanalmente. Deus começou a trabalhar profundamente nos corações deles quando eles começaram a estabelecer um tempo consistente a sós com Deus. A oração se tornou a estratégia primária para o nosso evangelismo. À medida que Deus começou a trabalhar profundamente no coração desses homens e suas famílias, nós vimos a igreja explodir em crescimento. Em poucos meses, tivemos que tirar os bancos da igreja e substituí-los por cadeiras, para poder acomodar todos que estavam vindo aos cultos. Não muito depois disso, tivemos que começar vários cultos no domingo. E não muito depois, tivemos que começar a nos reunir na escola local para o culto de domingo à noite. Nós oramos e Deus moveu. Quando Deus moveu, não pudemos conter todos que estavam famintos pela Sua palavra.

O que aconteceu? Homens e mulheres começaram a orar e o Espírito de Deus foi liberado. Era isso que acontecia na igreja primitiva. Deus não mudou. Seus métodos podem ser diferentes, mas Seus princípios continuam o mesmo. Uma igreja de oração vai produzir uma igreja avivada.

Por Sammy Tippit – Pastor Batista, Escritor e Conferencista Internacional