Oração, avivamento e história – Pr. Sammy Tippit

A oração não tem somente precedido avivamentos na história bíblica. Ela também tem estado no começo de todo grande reavivamento histórico da igreja. A mão de Deus estava poderosamente com John Wesley e George Whitefield no anos de 1700. Deus os usou para levar multidões ao Seu reino. Whitefield foi especialmente usado por Deus para acender o avivamento no começo da história dos Estados Unidos.

Arnold Dallimore, biógrafo de Whitefield, descreveu o acontecido. Whitefield disse: “Cedo de manhã, ao meio-dia, à noite e à meia-noite, ou seja, o dia inteiro, o bendito Jesus visita e renova meu coração. Se as árvores de uma certa floresta, perto de Stonehouse, pudessem falar, elas contariam da doce comunhão que eu e alguns outros lá desfrutamos com o eternamente bendito Deus… Eu seria tão fortalecido com a Majestade Infinita de Deus que seria impelido a me jogar no chão e oferecer minha alma como uma folha em branco nas Suas mãos, para Ele nela escrever o que quiser”.

E qual foi o resultado de tal oração? Whitefield descreveu como Deus cativou o coração das pessoas. “Eu pregava cerca de cinco vezes por semana”, ele disse, “mas a congregação crescia, se possível, mais e mais. Era maravilhoso ver como as pessoas se penduravam nos tubos do órgão, subiam nas vigas da igreja e tornavam a igreja tão quente com a sua respiração que vapor caia dos pilares como gotas de chuva. Algumas vezes, o mesmo número de pessoas ia embora por falta de espaço quanto o que entrava na igreja”.

O segredo do grande avivamento de 1700 foi que Deus encontrou homens e mulheres de oração. Mas, Deus não mudou. O que Ele fez naquela época, Ele está mais do que disposto a fazer hoje. A única pergunta é se nós mudamos. Nós vivemos numa época quando tendemos a pensar que é pelo nosso talento e capacidade que vamos alcançar o mundo, ao invés do poder de Deus. Contudo, eu descobri que as grandes igrejas em crescimento ao redor do mundo são igrejas de oração.

Semana passada eu estive no Cairo, Egito, numa grande igreja presbiteriana. A igreja havia experimentado um crescimento fenomenal. Cerca de 7000 pessoas frequentavam o culto durante a semana. Havia vários cultos, em vários dias diferentes. Eu perguntei ao pastor titular por que a igreja tinha crescido tão rapidamente. A primeira coisa que ele me disse é que o primeiro pastor que a igreja teve era um grande homem de oração.

Isso não só aconteceu no Egito, mas também na Índia. A grande Igreja Batista de Hyderabad já tinha passado de 10.000 membros. Era localizada numa cidade muçulmana, mas o pastor que havia começado a igreja tinha contruído-a sobre uma base de oração. Ao entrar na igreja, há uma torre de oração. O povo de Deus pode ser encontrado dia e noite buscando a face de Deus em oração, naquela torre.

Deus ainda está no Seu trono. Ele não mudou. Ele aviva Seu povo quando esses oram e buscam Sua face. Tem sido assim historicamente e ainda acontece atualmente. A Bíblia diz: “Se o meu povo, que se chama pelo nome, se humilhar, e orar e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”. (II Cr. 7:14). Deus não mudou. Ele vai avivar Seu povo hoje assim como Ele tem feito por toda a história. Mas, há uma condição: nós devemos orar.

Por Sammy Tippit – Pastor Batista, Escritor e Conferencista Internacional