Obediência vitoriosa à Palavra de Deus – Sammy Tippit

man-praying-with-bibleA vitória na vida cristã não começa dentro de nós. Não está em nossas capacidades vivermos de maneira que agrade a Deus. É Deus, nos capacitando pela Sua graça, a viver da maneira que devemos viver. Nós vivemos pela fé em Deus e não por nós mesmos. É dependência absoluta Nele. Porém, há uma relação distinta entre a fé e a obediência. Ambas contém elementos da vontade. A fé é uma livre escolha, enquanto a obediência é a consequência dessa escolha.

Jesus descreveu os que O amam, quando Ele disse: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama” (Jo. 14:21). É fácil dizer que nós amamos Jesus. Mas, a evidência do nosso amor por Ele é a nossa obediência a Ele. Nós podemos cantar canções de amor e adoração. Mas, se elas não forem acompanhadas de obediência à Sua Palavra, então só estamos jogando um joguinho religioso. Amar a Deus é obedecer a Deus. A obediência é mais do que dizer que eu amo alguém. É tocar essa pessoa através de ações concretas.

Se você fosse um fazendeiro e precisasse colocar uma cerca para segurar o gado, seria um ato de amor do meu filho dizer: “pai, eu posso te ajudar a colocar a cerca”. Seria ótimo ouví-lo dizer: “pai, eu te amo”. Isto significaria muito para mim. Mas, se der um passo adiante e disser: “pai, eu te amo. E, por causa disso, eu quero participar e ajudá-lo a construir essa cerca”, isto seria uma grande expressão do seu amor por mim.

Jesus nos deu mandamentos. Há um estilo de vida para o cristão. É a caminhada de obediência. Há uma coisa bem interessante que acontece quando obedecemos a palavra de Deus. Deus Se torna conhecido nosso. Ele se abre para nós. Em outras palavras, a obediência gera o conhecimento de Deus e o conhecimento de Deus produz vitória. É um ciclo. Quanto mais obedecemos a palavra de Deus, mais somos capacitados a viver uma vida de vitória.

O oposto também é verdadeiro. Quando desobedecemos a Deus, nossa comunhão com Ele se quebra. Se continuarmos a viver em desobediência, então nos veremos ir cada vez mais fundo na areia movediça do pecado. Se torna cada vez mais difícil caminhar em vitória. Cadeias espirituais são construídas em certas áreas dos nossos corações. Tijolo por tijolo, desobediência por desobediência, Satanás vai construindo um forte no nosso coração. Nós, eventualmente, nos encontramos cativos à desejos degradantes e pecados secretos. A derrota começa a descrever a condição espiritual de nossas vidas.

Só há uma maneira para sairmos fora da prisão construída ao redor das nossas vidas. Tijolo por tijolo, nós devemos desmanchar o forte. Obediência por obediência, nós começamos a ver a luz de Deus e experimentar a vitória. Não precisamos nos sentir desencorajados por um momento de fraqueza. Deus nos deu instruções claras. Ele diz: “Se confessarmos nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça” (I Jo. 1:9). Quando admitimos que estamos errados e nos viramos de costa para o erro, Deus nos perdoa, nos pega no colo e nos capacita a caminharmos novamente com Ele.

Quando meu filho, Dave, tinha cerca de um ano de idade, ele começou a tentar andar. Eu nunca vou esquecer aquele primeiro passo. Minha esposa e eu ficamos tão orgulhosos dele! Mas, quando ele deu aquele primeiro passo, ele caiu. Mas, eu não dei uma bronca nele. Eu não falei: “O que é isto? Por que você é tão desajeitado?” Não. Eu o encorajei a levantar e tentar novamente.

É claro que ele chorou um pouco. Mas, ele se levantou e tentou dar outro passo. Ele ficou tentando até que ele deu o primeiro passo bem sucedido. Então, ele tentou a dar vários passinhos. Ele caiu de novo. Mas, se levantou e continuou a tentar. Logo, ele estava andando por todo lado, depois correndo e, depois, pulando. Não demorou para que andar e correr se tornassem uma função natural da vida dele.

O mesmo é verdadeiro para a nossa vida cristã. Sim, haverá tempos de falhas. Mas, nunca se esqueça de que Deus está ao seu lado. Ele está no seu time. Ele quer que você ande com sucesso. Ele está ao seu lado, dizendo: “Vamos, levante-se. Você consegue”. Ele estende Sua mão para nos ajudar e diz: “Vamos! Dê mais um passo”. Quanto mais tentamos, mais vitórias experimentamos. Logo, caminhar em vitória se torna um modo de vida sobrenaturalmente natural. Se torna o padrão. Talvez, seja por isso que o antigo salmista disse: “Confie e obedeça. Pois, não há outra maneira de ser feliz em Jesus do que confiar e obedecer”.

Por Sammy Tippit – Pastor Batista, Escritor e Conferencista Internacional