O relacionamento entre oração, avivamento e evangelismo – Pr. Sammy Tippit

Era a minha primeira vez naquela nação. Eu tinha ouvido do mover poderoso de Deus na Romênia, mas eu fui inundado ao entrar num lugar onde a presença de Deus era manifesta no meio de Seu povo. Eu havia lido histórias de grandes avivamentos espirituais do passado e imaginava que eles deveriam ter algo do que eu vi em Oradea, Romênia. Horas antes do culto começar, as pessoas foram se juntando para orar e buscar a face de Deus. No momento que o culto começou, naquela noite, a igreja estava cheia com pessoas sentando nos corredores, de três a quatro, uma do lado da outra. Havia também pessoas em pé ao lado do púlpito e do lado de fora, na rua.

Era o ano de 1980 e os crentes da Romênia estavam sendo severamente perseguidos. Alguns cristãos haviam perdido seus empregos por causa da fé em Cristo. Outros apanharam e alguns haviam sido presos. Muitos observadores criam que a Romênia havia sofrido a pior perseguição de cristãos de toda a Europa oriental. Porém, o mover do Espírito Santo na Romênia parecia ser interrompível.

Eu nunca vou esquecer de ter pregado naqueles dias, na grande Igreja Batista Emanuel, em Oradea. Muitos vieram a Cristo e, no final do culto da noite, um lider chegou-se a mim e disse: “Irmão Sammy, o Senhor operou nesta noite?” Eu fiquei confuso com a pergunta e respondi: “Você não viu que a igreja estava cheia e cercada de pessoas com corações famintos? Você não viu quantas pessoas responderam à mensagem? Por que você está me perguntando isso?”

O cavalheiro simplesmente sorriu e disse: “Oh, eu não estava no templo. Eu estava em outra sala, com 100 homens, orando por todo o tempo em que você esteve pregando. E havia uma outra sala com 100 mulheres e elas também estavam pregando enquanto você pregava”. Eu fiquei de boca aberta. Até aquele momento, eu nunca havia pregado em nenhum lugar onde 100 homens e 100 mulheres estivessem orando enquanto eu pregava. Não me admira tantas pessoas terem ido a Cristo.

O avivamento começou vários anos antes naquela região da Romênia, quando um pastor chamou a igreja a se arrepender e começar a buscar a face de Deus. Ele os ensinou a escrever o nome das pessoas que precisavam de Cristo e orar por elas. As pessoas começaram a orar por ateus, seus perseguidores, amigos, membros da família e colegas de trabalho. O avivamento nasceu no coração do povo de Deus e muitos não cristãos vieram a conhecer a Cristo. A igreja eventualmente tornou-se a maior igreja evangélica na Europa. Seu crescimento evangelístico foi um co-produto do avivamento e o avivamento foi fruto das orações do povo de Deus.

Este tem sido o padrão das grandes colheitas de almas na história da igreja. Este foi o padrão do crescimento rápido e dinâmico da igreja em Jerusalém, como registrado em Atos dos Apóstolos. A Bíblia diz: “Tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos. E todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus” (At. 4:31). Houve quatro coisas que aconteceram de acordo com as Escrituras. Primeiro, eles oraram. Segundo, Deus moveu todas as coisas. Terceiro, todos estavam cheios do Espírito Santo. Finalmente, eles tinham um novo poder para pregar a palavra de Deus com coragem.

O produto final da oração foi o evangelismo. Quando nos chegamos a Deus, somos cheios da Sua presença. Ele é amor e Seu perfeito amor lança fora todo o medo. É por isso que eles tinham poder para falar com ousadia. Eles tinham estado na presença Daquele que é amor absoluto. O medo foge da presença do amor divino. Uma igreja de oração sempre se tornará uma igreja evangelística. O evangelismo e o avivamento não são as mesmas coisas, mas quando oramos, já estamos no caminho para o avivamento. E quando o avivamento acontece verdadeiramente, o evangelismo é o resultado sobrenaturalmente natural.

Por Sammy Tippit – Pastor Batista, Escritor e Conferencista Internacional