O PEQUENO GRUPO MULTIPLICADOR INFANTIL – JAQUELINE SANTOS

pgmiO Pequeno Grupo Multiplicador (PGM) é a igreja que se reúne nas casas semanalmente. Podem participar dele todos os que creem em Jesus e o confessam como seu Senhor e Salvador e também todos aqueles que são convidados para que também venham a crer em Jesus. É no PGM que os relacionamentos são fortalecidos e podemos viver o jeito simples, porém profundo de ser Igreja. Os RDs de cada membro do grupo se juntam fortalecendo o PGM. O PGM nos aproxima da mesma forma de viver dos nossos primeiros irmãos na fé, que encontramos no livro de Atos, na medida em que relacionamentos são fortalecidos e princípios bíblicos são vividos por seus membros e nos encontros nas casas e durante a semana.

Observando o modelo de Atos 2, podemos deduzir que as crianças também estavam reunidas como cristãos, pois a reunião incluía toda a família. Eles comiam juntos, oravam, louvavam a Deus e compartilhavam a Palavra juntos. Portanto, as crianças certamente faziam parte da comunhão.

A dinâmica do PGMI não é tão diferente da do PGM e ele pode, portanto, ser definido como um pequeno grupo de crianças que se reúne regularmente com o apoio de adultos para glorificar a Deus por meio do fortalecimento de relacionamentos discipuladores e da multiplicação de discípulos. Pensando assim, podemos afirmar que o PGMI existe para pastorear as crianças e ministrar na vida delas, fazer discípulos, despertar os pais para ministrarem aos seus filhos, despertar as crianças para a liderança e prepará-las, tocar o seu coração com a Palavra.

O PGMI tem os mesmos ideais dos grupos de adultos. É um pequeno grupo de crianças de diferentes idades lideradas por um discipilador, ou mais, para receberem cuidado, suporte e oração mútuos, participarem de questionamentos e discussões em torno de temas relevantes da vida. No PGMI as crianças desenvolvem juntas sua vida cristã, podendo também ser participativas na vida dos adultos, servindo uns aos outros e alcançando outras crianças para Cristo. Também no PGMI, aqueles que ainda não são salvos em Jesus são um dos motivos da intercessão em suas reuniões. Os princípios de Formação de Líderes, Plantação de Igrejas e Compaixão e Graça encontram no PGMI seu ambiente facilitador, além de potencializar o anúncio do evangelho, a criação e o aprofundamento do Relacionamento Discipulador, que é a base da evangelização discipuladora.

Os encontros de PGMI trazem muitas vantagens para as crianças:

• Embasamento sólido através de modelos para formação de conceitos da vida cristã;
  • Por meio da vida do adulto, a criança se conscientiza de que a vida com Deus pode ser praticada;
  • Valorização das experiências sentindo que estas podem servir de exemplo para os adultos;
  • Aprender a orar, confessar, ministrar e louvar por meio do relacionamento natural do PGMI;
  • Encontrar soluções, sugestões e estratégias para seus problemas;
  • Credibilidade no evangelismo por elas praticado.

O PGMI pode surgir de duas formas:

1. Crianças que participam junto com seus pais de um PGM e que necessitam ter também o seu momento;
  1. Crentes que abrem suas portas para os encontros do PGM essencialmente para alcançar as crianças de uma comunidade.

Os conceitos que refletiremos neste ponto aplicam-se para os dois casos. Para melhor compreendermos como se dá a dinâmica de trabalho com as crianças no PGMI, precisamos entender bem o que ele é. Para isso, utilizaremos alguns conceitos apresentados no livro Pequeno Grupo Multiplicador, escrito por Marcio Tunala. Vale a pena você ler esse livro. Isso ajudará muito no seu trabalho com as crianças e enriquecerá seu conhecimento sobre o assunto. Ele está disponível para venda em Missões Nacionais (www.livrariamissoesnacionais.org.br).

É certo que a igreja precisa romper as quatros paredes do templo para alcançar a cidade, identificar onde estão as crianças, entrar nos lares para compartilhar Cristo. Um dos aspectos mais importantes do PGMI é alcançar crianças, aproveitando os relacionamentos que os crentes já desenvolvem com dezenas de crianças que ainda não têm contato com o evangelho.

Não existe colheita sem semeadura. Semear o evangelho é uma responsabilidade que devemos cumprir em obediência, motivados pelo amor ao Senhor. Por isso, os PGMIs são oportunidades para a semeadura nesses corações, que são solos férteis. É ali que o RD se desenvolve de forma ainda mais intensa, visando tornar a criança um verdadeiro discípulo de Cristo. Um conceito muito relevante para a longa caminhada cristã da criança pode ser ilustrado pelo acróstico: RAIZES. Já falamos sobre isso no capítulo que trata do relacionamento discipulador, mas vale ressaltar que o RAIZES terá desdobramentos no PGMI porque haverá relacionamento, acolhimento, intercessão, zelo pelas crianças, ensino do evangelho e solicitação de contas.

Por Jaqueline Santos – Missionária dos batistas brasileiros e líder de todo o movimento de evangelização da nova geração na Junta de Missões Nacionais. Este texto é parte de um dos seus livros: “Evangelização Discipuladora de Crianças – Formando uma Nova Geração de Discípulos” Clique em http://migre.me/twcWp conheça o livro e tenha informações.