Morrendo diariamente – Sammy Tippit

worshipfieldgroupsilhouettes“Eu morro todos os dias!” Os grandes estudiosos da história talvez não entendam essas palavras. Mas, elas são muito bem compreendidas por cada cristão vitorioso. O segredo para a vida cristã é encontrado nessas palavras, escritas pelo apóstolo Paulo cerca de 2000 anos atrás. Ele não somente escreveu sobre essa morte aos crentes de Corinto, mas também aos seguidores de Cristo na Galácia e Roma. Paulo compreendia que a vida vitoriosa era fruto da vida crucificada.

Mas, o que exatamente ele queria dizer quando ele escreveu em I Coríntios 15:31: “Eu vos declaro que cada dia morro”?. Paulo estava falando sobre uma realidade espiritual que muitos cristãos têm falhado em compreender. Esta verdade é a chave que abre a porta da vida cristã vitoriosa. É o fundamento sobre o qual a vitória é construída em nossas vidas. É o elemento que dá a cada crente a vitória sobre as áreas da vida dele ou dela, com as quais parece que lutamos eternamente. Da morte de Cristo vem a maior vitória já conhecida pela humanidade – a vida ressurreta de Cristo.

Quando vamos a Cristo, há algo profundamente espiritual que transpira em nossas vidas. Nossa velha vida morre e nós recebemos uma vida nova. É por isso que Paulo escreveu: “Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo” (II Cr. 5:17). Nossas vidas são eterna e praticamente transformadas no momento que conhecemos a Cristo como nosso Senhor e Salvador.

Uma vez, encontrei um grupo de jovens das Filipinas que haviam conhecido a Cristo. Eles estavam viajando pela Europa, cantando e ministrando. Uma das canções deles tocou o meu coração porque, com simplicidade, ela deu o meu testemunho e o testemunho de todo seguidor verdadeiro de Jesus. “Eu nunca mais serei o mesmo, ó não. Eu nunca mais serei o mesmo, ó não. Desde que encontrei o Senhor, eu não sou o mesmo e nunca serei o mesmo novamente”. Quando Cristo entra em nossas vidas, nós nunca seremos os mesmos novamente, porque nossa velha vida morreu e agora nós temos uma nova vida habitando nosso interior – a vida de Cristo, através do Espírito Santo.

Então, por que enfrentamos derrotas? É simplesmente porque tentamos viver nossa vida com nosso próprio poder. Devemos aprender a morrer diariamente. Ao tomarmos nossas posições como mortos ao nosso eu, o Espírito Santo manifesta a vida de Cristo dentro de nós. Nós geramos o fruto da vida de Cristo. Assim como Cristo teve que morrer para ressuscitar, nós devemos morrer diariamente para nosso ser, para experimentarmos a vida ressurreta de Cristo.

Para ser franco, devo admitir que os dias que levanto e tento viver a vida cristã por mim mesmo, eu falho miseravelmente. Mas, nos dias que eu acordo e digo a Deus: “eu não posso viver a vida cristã hoje. Sendo assim, hoje eu morro. Eu morro para minhas ambições e desejos. Eu morro para minhas habilidades e esforços. Eu morro para o meu egocentrismo”, nesses dias eu experimento a vitória. Eu descobri a verdade do que Paulo escreveu: “… já não vivo, mas Cristo vive em mim” (Gl. 2:20).

Um amigo meu, muitos anos atrás, me disse que estava considerando suicídio. Ele sentou no banco da sua igreja, chorando. O pastor dele o viu e perguntou: “Por que você está chorando?” Meu amigo respondeu: “eu não quero mais viver. Eu quero morrer”. O pastor chocou meu amigo, quando disse: “OK. Vá adiante. Morra”.

Meu amigo olhou para o pastor e disse: “Co… Como assim?” O pastor, então, abriu as Escrituras para esse jovem na grande verdade da morte do eu, para que Cristo possa viver dentro de nós. Meu amigo morreu naquele dia. Hoje, ele é um ministro do evangelho de Cristo. Deus está usando a vida dele maravilhosamente. Ele aprendeu o segredo da vida cristã vitoriosa. Ele aprendeu a morrer, todos os dias.

Por Sammy Tippit – Pastor Batista, Escritor e Conferencista Internacional

Compartilhe