Levando a Palavra de Deus aos nossos corações – Sammy Tippit

bigstock-little-boy-hugging-an-old-book-38692951O salmista revelou o segredo da vida cristã bem sucedida quando ele escreveu: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti” (Sl. 119:11). Jesus expressou a mesma convicção quando Ele disse aos Seus discípulos: “Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mt. 4:4). Há uma fome dentro de cada um de nós que clama pelo Pão da Vida. Essa fome e sede somente podem ser saciadas quando nós levamos a provisão de Deus aos mais profundo dos nossos corações. De outra forma, nós nos tornamos espiritualmente fracos e, eventualmente, caímos em desespero e derrota. Nós devemos deixar a Palavra de Deus entrar em nossas vidas se quisermos experimentar a vitória em nossa caminhada diária com Cristo.

Mas, na prática, como fazemos isto? Com o passar dos anos de caminhada com Cristo, eu aprendi cinco maneiras pelas quais nós podemos deixar a Palavra de Deus entrar nas nossas vidas. Primeiro, precisamos ler a Palavra de Deus. Jesus disse: “Vós já estais limpos por causa da palavra que vos tenho falado” (Jo. 15:3). A Palavra de Deus tem o efeito de limpar nossas vidas conforme a lemos. É importante que leiamos as Escrituras sistematicamente, regularmente e devocionalmente. Conforme nós a lemos metodicamente, nós começamos ver a natureza de Deus. Nós vamos descobrir o que está no coração Dele. Nós aprendemos quem Ele é e como Ele opera. Mas, nós também precisamos lê-la regularmente. Não podemos sobreviver se não comermos fisicamente, de forma regular. Então, o que nos faz pensar que podemos sobreviver espiritualmente se não comemos a comida espiritual de Deus regularmente?

Nós, também, precisamos ler a Bíblia devocionalmente. Isto significa que trazemos a Palavra de Deus à nossas vidas através da meditação da palavra. Ao lermos as Escrituras, devemos pensar sobre ela. A Bíblia não pode ser lida como um livro qualquer. A Bíblia é a Palavra de Deus. É como Deus fala aos nossos corações. Sendo assim, nós precisamos de tempo para assimilar o que nós lemos em nossas vidas, emoções e ações. Nós precisamos pensar sobre o que estamos lendo e, então, aplicá-lo nas nossas vidas. É bom começarmos o dia lendo as Escrituras. Depois, ao dirigirmos, andarmos, trabalharmos ou estudarmos no restante do dia, nós podemos meditar no que Deus nos disse.

A terceira maneira pela qual nós podemos trazer a Palavra de Deus às nossas vidas é ouvindo a Palavra de Deus. “… a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Rm. 10:17). Essa afirmação é tremenda! Você já parou para pensar como você poderia desenvolver mais fé ou crescer mais na fé? Paulo claramente afirma que tal crescimento vem pelo ouvir a palavra de Cristo.

Muitos anos atrás, eu fui pregar em duas cidades no Peru. Na primeira cidade, o ginásio estava cheio cerca de dois terços. Eu preguei uma mensagem simples e clara sobre o plano de salvação de Deus para nossas vidas. Havia o mesmo número de pessoas no ginásio da segunda cidade quanto na primeira, mas houve uma diferença entre as duas. Houve muito mais pessoas, no segundo ginásio, que responderam ao apelo de entregarem seus corações a Cristo. Eu me perguntei por quê isso aconteceu. Nos dois lugares, as pessoas oraram. Havia o mesmo número de não-cristãos frequentando as reuniões nas duas cidades. Então, me lembrei de que na primeira cidade nós tivemos problemas com o sistema de som. As pessoas, na primeira cidade, não puderam ouvir a palavra de Deus proclamada tão claramente quanto as da segunda. Na segunda cidade, o som estava bem distinto. Naquele momento, uma grande verdade me ocorreu. A fé vem somente quando ouvimos clara e distintamente a palavra de Deus. A maneira como ouvimos a palavra de Deus determina como somos capazes de responder pela fé.

Há uma quarta maneira pela qual nós podemos levar as Escrituras nas nossas vidas: memorizando-a. Ela nos capacita a crescer de várias maneiras. Primeiro, quando aprendemos decor as Escrituras, nos capacitamos a melhor aplicá-las em nossas vidas num momento de necessidade. Nós a colocamos nos recessos íntimos de nossa alma. Bem no momento quando precisamos de uma promessa, de um comando ou de um testemunho, a provisão de Deus, através da Sua palavra, vem à nossa mente. Assim, somos capacitados a renovar nossas mentes. Nós podemos levar “todo pensamento cativo à obediência de Cristo” (II Cr. 10:5). Segundo, somos capacitados a ter uma resposta para todas as questões sobre a nossa fé. Consequentemente, nos tornamos mais corajosos em compartilhá-la.

Finalmente, precisamos estudar a Palavra de Deus. O apóstolo Paulo disse ao jovem Timóteo: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (II Tim. 2:15). Há várias maneiras pelas quais nós podemos estudar a Bíblia. Contudo, não importa a maneira pela qual estudamos as Escrituras; devemos sempre ter um coração procurando encontrar Deus nela. Estude, não somente para adquirir entendimento intelectual, mas estude para conhecer melhor a Deus. Uma das épocas de maior crescimento pessoal, na minha vida espiritual, veio através de um estudo de caráter na vida de Moisés. Eu me encontrei com Deus durante aquele estudo e Ele pôde mudar a direção da minha vida. Há outros tipos de estudos que você escolher. Você pode fazer um estudo expositório – um estudo de versículo a versículo ou de livro a livro da Bíblia. Ou você pode fazer um estudo tópico da Bíblia, ou um estudo sobre a graça de Deus, ou oração, ou qualquer outro assunto. Outra maneira pela qual você pode estudar a Bíblia é um estudo de palavras. Estude os significados originais das palavras usadas na Bíblia. Não importa de que maneira você chegue ao estudo das Escrituras. Simplesmente certifique-se de que você está estudando com um coração que está faminto por conhecer a Deus.

A Bíblia diz que Deus falou com Moisés “face a face, como qualquer fala com o seu amigo” (Ex. 33:11). Deus quer falar com você tão pessoalmente como Ele falou com Moisés. A maneira pela qual Ele faz isso é através da Sua palavra. Se você quer que Deus compartilhe com você o que está no Seu coração, então você precisa trazer a Palavra de Deus à sua vida. Quando Deus falar, você será limpo e você vai começar a caminhar em vitória.

Por Sammy Tippit – Pastor Batista, Escritor e Conferencista Internacional

Compartilhe