GUIA PARA O ENCONTRO DISCIPULAR – FABRÍCIO FREITAS

life-on-life-discipleship

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre que assuntos devem tratar e que perguntas devem fazer nos encontros com os discípulos. Além do principal, que é o compartilhar as verdades Bíblicas, este encontro também é o momento de realizar este tempo de solicitação de contas. Pensando nisso, queremos compartilhar com você um guia para orientar o desenvolvimento de um dos elementos do Relacionamento Discipulador: a Solicitação de Contas. Como bem observa o Pr. Roosevelt Arantes, quando falamos em Solicitação de Contas não estamos mencionando algo novo entre nós:

Pode parecer estranho para alguns falarmos da necessidade de termos um discipulador que solicite contas de nossa vida, mas, se relembrarmos nossa história, perceberemos que esse princípio sempre esteve presente. Quem foi aluno da Escola Bíblica Dominical desde criança deve lembrar que os professores perguntavam para cada aluno se tinha lido a Bíblia durante a semana, se tinha ofertado, se tinha estudado a lição e se tinha trazido visitantes. Esse tipo de solicitação de contas servia para o professor acompanhar o desenvolvimento cristão de seus alunos. Com o tempo, o princípio foi perdido e o que permaneceu foram apenas os números. Posteriormente, os números foram considerados irrelevantes e deixaram de ser contabilizados.[1]

Nosso desejo é resgatar este bom princípio de cuidado. A Solicitação de Contas tem por objetivo de levar o discípulo a uma reflexão sobre algumas áreas de sua vida e prática cristã. Através de perguntas, o discípulo será motivado a avaliar como está a sua caminhada à luz dos valores do reino de Deus. A Bíblia sempre deve ser a base de toda esta jornada de crescimento.

Queremos colocar a sua disposição pelo mesmo quatro conjuntos de perguntas, um para cada semana. Elas são parte do material usado pela Igreja Batista do Bacacheri (Curitiba-PR), e podem ser adaptadas ao seu contexto.

Pergintas para Vida na Vida

Se você deseja conhecer mais sobre o Relacionamento Discipulador, em especial sobre o processo de Solicitação de Contas, leia o livro  “Aprofundando Raízes: Dinâmicas e elementos do Relacionamento Discipulador” – O livro apresenta de maneira detalhada os elementos do Relacionamento Discipulador, o acrostico RAÍZES (Relacionar, Acolher, Interceder, Zelar, Ensinar o Evangelho e a Prestação de Contas). Acessando este link http://migre.me/tx6Qp você pode conhecer mais cobre este precioso lançamento. É um livro indispensável para quem sabe que uma alma vale mais que o mundo inteiro.

Por Fabrício Freitas – O autor é Gerente Executivo de Evangelismo da Junta e Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira. Formado em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de Brasília, é Mestre em Teologia com ênfase Missiológica, pelo Southeastern Baptist Theological Seminary. Casado com Samara e pai de Ana Vitória e do João Rafael. É apaixonado pelo resgate histórico dos princípios e valores neotestamentários e autor do livro: “De volta aos Princípios” lançado pela editora Convicção e Missões Nacionais em 2015. Acessando este link http://migre.me/tt2qb  você pode adquirir os materiais da visão de Igreja Multiplicadora.

[1] ARANTES, Roosevelt. Aprofundando Raízes: Dinâmicas e Elementos do relacionamento Discipulador. Rio de Janeiro: Missões Nacionais, 2016, p. 115.

Por Roosevelt Arantes – Missionário dos Batista Brasileiros na Cidade de Resende (RJ) afrente da Igreja Batista Aliança, projeto de revitalização dentro da visão de Igreja Multiplicadora. Casado com Mylaine e pai de Alice. Pr. Roosevelt é autor do livro