Fé e Vitória – Sammy Tippit

Happy woman standing with hands up on long straight road facing the sun. Sunset sky

Não têm que haver perdedores no lado de Cristo. Do mais rico ao mais pobre, do mais velho ao mais novo, e do estudado ao analfabeto, nós todos temos a mesma fonte de vitória. Não são nossas possessões materiais, nossa sabedoria natural, nem nossas credenciais. A vitória está disponível para todos nós por causa do que Cristo jé fez por nós. É a vitória Dele. Ele venceu a batalha. Nossa vitória vem conforme entramos em Sua vitória e conforme entendemos que a vitória pode ser firmada somente pela fé.

Se lermos sobre os grandes heróis da fé, tanto dos tempos bíblicos quanto dos modernos, descobrimos que cada uma das suas vitórias veio da fé. Abel adorou pela fé. Noé trabalhou pela fé. Enoque caminhou pela fé. Abraão viajou pela fé. Moisés libertou a nação pela fé. Davi derrotou o gigante pela fé. Paulo pregou o evangelho pela fé. Lutero inspirou uma Reforma pela fé. Whitefield experimentou o avivamento pela fé. Moody estremeceu um continente pela fé. A fé sempre tem sido, e sempre será, o caminho pela qual a vitória é obtida. A questão da nossa vitória pessoal é simplesmente uma questão de fé.

Então, é crucial que nós entendamos a natureza da fé. A fé é um sentimento engraçado que nos vem quando ouvimos um pregador eloquente ou a fé é um estado mental que pode ser desenvolvido através do poder do pensamento positivo? Seria a fé uma poção mágica para todos os nossos problemas? Podemos declará-la e obtê-la? Seria possível crer e nunca mais ficar doente, como alguns acreditam? O que é a fé e de onde ela vem? A resposta para essa questão é o segredo para a vida cristã vitoriosa. Contudo, temo que tenhamos distorcido o ensino bíblico sobre fé e que precisemos de outra Reforma para despertar nossas almas e, uma vez mais, permitir que a igreja seja a luz do mundo.

A fé começa com Deus, não com nós mesmos. A fé não acontece quando nos levamos a um estado de crença. Não é um sentimento engraçado. A Bíblia diz que “a fé vem de ouvir, e de ouvir a palavra de Cristo” (Rom. 10:10). A fé não começa dentro de nós. Ela começa com Deus. É impossível agradar a Deus sem fé, mas também é impossível ter fé sem Deus. A fé é objetiva. Ela começa com uma fonte fora de nós. Ela começa com Deus falando. Ela começa com a Palavra de Deus. É uma segurança em nossos corações que é produzida ao ouvirmos a Palavra de Deus.

A fé começa com Deus falando Sua Palavra em nossos corações. Ela é, então, redirecionada para Deus, através de Jesus, o Cristo. A fé genuinamente bíblica é sempre direcionada a Jesus. Hebreus 12:2 diz: “olhando para Jesus, o autor e consumador da nossa fé”. Jesus é o iniciador e mantenedor da nossa fé. Ele é “o caminho, a verdade e a vida”. O evangelho refere-se a Jesus, no evangelho de João, como a Palavra de Deus. Sendo assim, quanquer fé que não começe e continue Nele não é fé verdadeira.

Muitos cristãos se encontram derrotados porque eles têm confiado em si mesmos, em suas habilidades, em suas posses financeiras., ou mesmo em sua experiência, ao invés de confiarem somente em Cristo. Frequentemente, Deus tem que permitir que nos tornemos inábeis para Ele nos mostrar Sua habilidade. Ele pode nos privar da nossa riqueza financeira para poder prover tudo que precisamos “segundo a sua gloriosa riqueza em Cristo Jesus” (Fil. 4:19). Nossas experiências podem até mesmo serem enganosas, mas Jesus é a fé absoluta. A vitória vem somente de confiar em Jesus, e em Jesus somente.

A fé começa com Deus falando em nossos corações através da Sua Palavra e continua ao buscarmos em Jesus o que precisamos para cada necessidade nossa. Acima de tudo, a f’é funciona. Nossas obras não produzem fé, mas o oposto é verdadeiro. A fé produz obras; a obra de Deus em nossas vidas. Sendo assim, não podemos nos orgulhar ou gabar sobre nossas habilidades, recursos ou realizações. Nós somente podemos nos orgulhar em Cristo. Ele se tornou nossa fonte total de vitória e realização. Se estamos verdadeiramente confiando em Cristo, então vamos conhecer Sua vitória.

De vez em quando, alguém me desafia sobre essa afirmação. As pessoas me dizem: “Sammy, eu tenho confiado em Cristo, mas isso não tem ajudado”. Contudo, conforme eu os investigo, descubro que a confiança deles estava mais em seus próprios esforços e experiência, ao invés de estar na força e suficiência de Cristo. Eu estou nessa jornada de caminhar com Jesus por mais de 30 anos e há uma coisa que posso dizer com toda convicção: “Eu decepcionei Jesus várias vezes, mas Ele nunca me decepcionou”. Eu descobri essa grande verdade: a vitória na vida cristã vem somente pela fé. A fé começa em ver Deus falar conosco através de Jesus, a Palavra de Deus. Ela continua em se olhar para Jesus e isto conclui nossa vitória; não a nossa, mas a Dele. Nós simplesmente entramos na vitória que Ele já obteve. Não foi o fato de que Noé, Abraão, Moisés, Davi, Paulo, Lutero ou Whitefield eram brilhantes. Foi simplesmente que eles confiaram no grande e poderoso Deus. Eles olharam para Jesus. É magnífico pensar que o Deus de Abraão, Moisés, Davi, Paulo, Lutero e Moody é o nosso Deus. Não são nossas grandes habilidades que nos levam à vitória, mas é a fé simples num Deus poderoso que nos traz a vitória.

Por Sammy Tippit – Pastor, Escritor e Conferencista Internacional