Família Saudável – Sandro Pereira

Família SaudavelMoisés foi um grande líder na Missão dada por Deus. Esse texto é muito usado para nos ensinar sobre liderança. Porém, preste atenção que esse mesmo texto trata de aspectos importantes sobre família na Missão. O texto mostra que Moisés enviou sua esposa Zípora e seus dois filhos, Gérson e Eliézer, para ficar com seu sogro Jetro. Imagine o quanto foi difícil para esta família. Podemos tirar algumas lições de como ser um GRANDE LÍDER DE DEUS e mesmo assim cometer erros que podem levar a nossa família não ser saudável na Missão e no Ministério.

MUITAS FAMÍLIAS ESTÃO DEIXANDO DE SER SAUDÁVEIS DEVIDO ALGUNS MOTIVOS:

Distanciamento familiar nos relacionamentos. V.1 a 4

Jetro, sogro de Moisés, teve que acolher Zípora, mulher de Moisés, e os dois filhos deles.  Será que provavelmente já não existia dentro do lar de Moisés um distanciamento nos relacionamentos no lar?

A separação e o divórcio não invadem seu lar subitamente. Aos poucos e sorrateiramente o distanciamento conjugal e da família vai batendo à porta até que seja aberta totalmente para a separação. O princípio é que sejamos uma só carne (Gn. 2.24). É uma aliança que precisa ser preservada com intimidade e exclusividade. Quantos cônjuges líderes e missionários se afastam dentro do mesmo teto. Quantos pais líderes e missionários se afastam de seus filhos apesar de morarem na mesma casa e quando percebem já os perderam para as más companhias ou para as drogas. Deus lhe deu a sua Família como Missão e a responsabilidade de cuidar e entregar a Ele em primeiro lugar. Porque muitas famílias não estão sandáveis? Devido…

A dependência externa. V.5 a 12

Zípora precisou voltar para a casa do seu pai com seus dois filhos. Ela foi enviada por Moisés, seu marido e pai das crianças, para a casa do Sogro, mas seu sogro Jetro foi ao encontro de Moisés com sua esposa e seus dois filhos. Como princípio a Bíblia nos ensina a deixar pai e mãe (Gn.2.24). Não se discute aqui se a missão de Moisés era importante. A questão é: Será que foi saudável ferir um princípio Bíblico? Será que foi bom para a família de Moises crescer separados e sob a responsabilidade de Jetro, que era avô e sogro? Não abuse e não use pessoas boas e sabias como Jetro para que você e sua família fique dependente. Precisamos amadurecer! O relacionamento conjugal e familiar requer uma nova postura, amadurecimento e investimento. O casal precisa viver como casado e lutar para a construção do novo lar e nova família. Os líderes missionários muitas vezes estão dependentes de sua estrutura passada, campo anterior, igreja anterior, parentes e amigos que ficaram e tantos outros aspectos. Muitos desses motivos de dependência tem tirado a paz das famílias nos campos. Precisamos aprender a não cair nas dependências externas. Porque muitas famílias não estão sandáveis? Devido…

3 – O excesso de compromissos e atividades. V.13 a 24

Diante de tantas responsabilidades, compromissos e atividades de Moisés, Jetro simplesmente disse: O que estás fazendo não é bom. Reparem na seguinte exortação: O que você está fazendo não é bom. Você e seu povo ficarão esgotados, pois essa tarefa é pesada demais. Você não pode executá-la sozinho (vs 17,18). ATENÇÃO: Ativismo profissional e religioso pode atrapalhar o casamento e a relação entre pais e filhos. Jetro ainda disse a Moisés:  “…Isso tornará mais leve o seu fardo… você será capaz de suportar as dificuldades, e todo este povo voltará para casa satisfeito (vs 22,23). Aceite o conselho da Palavra de Deus e busque apoio e suporte. Compartilhe e peça ajuda. Tenha uma agenda saudável livre da tirania da urgência. Muitas vezes a família não está saudável  simplesmente porque está esgotada, cansada e sobrecarregada.

Porque muitas famílias não estão sandáveis? Devido…

O não cumprimento dos papéis e responsabilidades. V.25 a 27

Após dividir os papeis e as responsabilidades com os líderes, Moisés despediu-se de seu sogro, e este voltou para a sua terra sozinho. Moisés transferiu o cuidado da sua família para seu sogro. Os deveres conjugais, dos pais e dos filhos, estão claramente definidos da Palavra de Deus.  Destacados por Paulo em Efésios 5.22-33 e 6.1 a 4. Marido, ame a sua esposa como Cristo amou a Igreja, assuma sua responsabilidade de sacerdote do lar. Esposa, respeite seu marido, seja submissa, assim como ao Senhor. Filho, obedeça a seus pais porque isso é justo. Pais, não provoque a ira de seus filhos, disciplina e crie eles nos princípios da palavra de Deus. Uma família saudável anda com intimidade, fidelidade com exclusividade conjugal e traz segurança e paz aos filhos. A família missionária tem seus papeis e responsabilidades bem definidos, exatamente como se ensina e se espera dos discípulos e ovelhas nos projetos missionários. Viva em sua própria casa o que deseja para seu discípulo.

Ter uma família saudável é um valor fundamental em sua vida e ministério? Valores refletem nossos comportamentos. Tenha comportamentos e uma agenda que expresse esse valor em família.

Compartilhar:

  • Como melhorar o TEMPO DE QUALIDADE, intimidade e exclusividade com seu cônjuge e filhos?
  • Como aproveitar as folgas semanais para descansar em família? Você tem suas férias planejada anualmente e como utiliza de fato?
  • O cumprimento dos papeis dos pais e dos filhos no lar de maneira bíblica é importante porque no campo missionário?

Pr. Sandro Pereira – O Pr. Sandro Pereira é o autor do Livro Cuidado Integral do Líder. Acessando este link http://migre.me/tt42Q você pode adquirir este e outros materiais da visão de Igreja Multiplicadora.