Certeza da Salvação – Sammy Tippit

Uma das coisas que mais atrapalha a vida cristã vitoriosa é a falta de certeza da própria salvação. Se nós continuarmos a
duvidar constantemente do perdão de Deus em nossas vidas, Satanás nos torna ineficazes. Eu conheci muitos cristãos que desejavam a vitória, mas pareciam sempre encontrarem-se lutando e sendo derrotados. Se não há segurança no nosso relacionamento com Deus, então a derrota é certa e a vitória se torna somente um sonho passageiro.

Muitos asalvation_webnos atrás, eu tive um amigo que continuamente lutava com a aceitação de Deus para com ele, mesmo ele tendo conhecido a Cristo. Ele cresceu num lar abusivo. Seu pai era um alcoólatra e geralmente batia nas crianças quando ele estava bêbado. Consequentemente, quando meu amigo se tornou um cristão, ele tinha uma visão distorcida de Deus como pai. Toda vez que ele fazia algo errado, ele se sentia rejeitado por Deus e temia o que poderia acontecer com ele. Um dia, um líder cristão começou a discipular meu amigo. Ele não somente o ensinou as verdades da Palavra de Deus, mas também era um grande exemplo vivo delas.

Ele mostrava compaixão ao meu amigo quando este falhava. Ele não o criticava, mas o encorajava. Quando ele caia espiritualmente, ele o ajudava a levantar. Meu amigo começou a experimentar cada vez mais a vitória em sua vida diária. Eu passei muitos anos sem ver meu amigo. Não faz muito tempo, ele estava visitando a cidade onde moro. Ele me ligou e disse que queria se encontrar comigo. A mudança na sua vida era incrível. Ele estava seguro de si. Ele não tentava mais ganhar a aceitação de todas as pessoas. Ele saiba que era aceito por Deus e aquilo o deixava livre para crescer e amadurecer em Cristo.

A Bíblia chama Satanás de “o acusador”. Ele nos acusa para Deus. Ele nos acusa para os outros cristãos. Mas, o estrago maior que ele gera em nós acontece quando nós acreditamos nas suas acusações sobre nós. Nós nos tornamos aquilo que acreditamos que somos. Se acreditamos no que Deus diz, vamos nos encontrar crescendo na graça e no conhecimento de Cristo. Se nós acreditamos na acusação do inimigo, nos tornamos derrotados.

Eu não estou falando sobre a teologia da prosperidade. Estou falando da velha teologia “firme nas promessas de Deus”. A Palavra de Deus diz: “Estas coisas vos escrevi para que saibas que tendes a vida eterna, a vós que credes no nome do Filho de Deus” (I João 5:13). A Bíblia diz que podemos saber que temos a vida eterna – não esperar, desejar ou achar que temos a vida eterna. Podemos descansar na certeza absoluta de que somos filhos de Deus. Não por algo que temos feito, mas por causa da Sua graça.

O versículo anterior ao que acabamos de mencionar nos diz que podemos ter certeza que temos a vida eterna. Ele diz: “Quem tem o Filho tem a vida” (I João 5:12). Como podemos saber se temos a vida eterna? Se nós temos o Filho de Deus em nossas vidas, então podemos descansar na firme certeza de que temos a vida eterna porque a Palavra de Deus diz que temos. Podemos, então, aprendermos a ficar firmes na promessas de Deus.

A vitória flui de um relacionamento seguro com Deus. Ele vem da firmeza nas promessas eternas da Palavra de Deus. É o conhecimento prático do amor maravilhoso do Pai pelos Seus filhos. É por isso que a Bíblia diz que “somos mais que vencedores através dAquele que nos ama”. Não somos simplesmente vencedores. Somos “mais que vencedores”.

Quando nós compreendemos essa grande verdade, começamos a voar como águias. Há uma confiança que permeia nosso caráter. Vencedores são sempre confiantes – não confiantes demais. Apenas confiantes. Os vencedores conhecem seu potencial. Isto está colocado no coração e na mente deles. Como crentes em Jesus cristo, nosso potencial pela vitória na vida cristã é ilimitada, porque Jesus nos assegurou essa vitória. Nós caminhamos na vitória dEele, não nossa. A vitória vem de um futuro fixo no céu, um relacionamento seguro com o Salvador na terra e uma convicção confiante da nossa posição em Cristo. O lugar mais seguro no mundo para se viver é em Cristo e saber que Ele está vivendo em nós. Essa é a confiança abençoada que temos.

Por Sammy Tippit – Pastor Batista, Escritor e Conferencista Internacional

Compartilhe