Caminhando no Espírito – Pr. Sammy Tippit

CostaRica_PuertoViejoCacaoTour_Everjean_CC-BYAlguém disse, uma vez: “O que importa, na vida cristã, não é quão alto você pula, mas o quão reto você pode caminhar depois de aterrizar”. Isto é certamente verdade em relação à plenitude do Espírito Santo. Eu ouço muitas pessoas debatendo o que significa estar cheio com o Espírito Santo, hoje. Há pessoas boas e fiéis nos dois lados do assunto. Mas, às vezes, eu acho que estamos perdendo de foco a razão pela qual Deus nos disse para sermos cheios com o Espírito Santo. Não era para que debatêssemos que altura devemos pular, mas como andaríamos direito num mundo errado.

O apóstolo Paulo escreveu para a igreja na Galácia o que significava ser cheio com o Espírito Santo. Ele caracterizou a vida cheia com o Espírito Santo ao escrever sobre o fruto do Espírito. Ele diz em Gl. 5:16: “Digo porém: Andai no Espírito, e não satisfareis a concupiscência da carne”. Ele, então, re-enfatiza esta grande necessidade, dizendo: “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”. Ele sabia que era mais importante como nós caminhamos, do que como falamos. Havia uma grande necessidade não somente de falar sobre o poder do Espírito Santo, mas de viver uma vida sob o controle do Espírito Santo.

Tenho visto que os cristãos, hoje, são muito melhores em falar sobre a plenitude do Espírito Santo do que em caminhar diariamente no poder do Espírito Santo. Devemos aprender a caminhar no Espírito. É interessante que, quando Paulo escreve para a igreja em Éfeso, ele contrasta ser cheio do Espírito Santo com embriagar-se. Não me orgulho do fato de que, antes de me tornar um cristão, eu fiquei bêbado em várias ocasiões. Uma das primeiras coisas que acontecia, quando eu bebia demais, era que afetava a maneira que eu andava. Eu não conseguia andar em linha reta, independente do tanto que tentasse.

Há uma verdade contrastante quando estamos cheios com o Espírito Santo. Nós caminhamos em linha reta espiritualmente, sem esforço. Não mais vivemos no nosso próprio poder. Caminhamos sob a influência do Espírito Santo. A única maneira que Ele caminha é pelo caminho reto e estreito. Ele caminha no caminho da santidade e da pureza. Ele caminha pela estrada da integridade. Quando somos controlados pelo Espírito Santo, nós, também, caminhamos no caminho da santidade, pureza e integridade.

Há muitos que começam bem na vida cristã, mas não terminam bem. Geralmente, é porque não aprenderam a beber da água viva de dentro de si mesmos. Devemos, diariamente, nos apropriar da plenitude do Espírito Santo em nossas vidas. Ele é nosso capacitador. Ele nos capacita a viver da maneira que devemos viver. Ele vence todas as fraquezas e obstáculos em nossa caminhada com Deus. Ele é nossa fonte de vitória. Ele é O que cuidará de nós até o fim. Ele nos capacita a completar o que Ele começou em nós.

Nós somos absolutamente dependentes do Espírito Santo para toda a força que precisamos para a vida cristã. Sendo assim, devemos depender Dele para nossa caminhada diária. Então, iremos naturalmente caminhar sobrenaturalmente na pureza e santidade de vida. Hoje, eu lhe faço a seguinte pergunta. Não, não é quão alto você já pulou espiritualmente. É se você tem andado em linha reta espiritualmente. A resposta para essa pergunta fala muito sobre o quanto você verdadeiramente sabe sobre a plenitude do Espírito Santo.

Por Sammy Tippit – Pastor Batista, Escritor e Conferencista Internacional