AS SEIS DIMENSÕES DA VIDA DO LÍDER – Sandro Fernandes Pereira

O líder saudável em todas as dimensões de sua vida exercerá sua missão com mais qualidade e satisfação, frutificando por mais tempo e com contentamento pessoal e familiar. As seis dimensões da vida do líder são:

Lideres

Na perspectiva do Cuidado Integral, a vida do líder é composta por dimensões não subdivididas, mas inter-relacionadas. Quando alguma dimensão é mal cuidada, isso afetará o líder em todos os aspectos, prejudicando o seu desenvolvimento pessoal, familiar e ministerial. Cuidar integralmente da liderança é ter a visão de que, mesmo quando tudo parecer bem em uma dimensão, isso não significa que o líder está plenamente saudável. Como cuidadores, temos que buscar o equilíbrio de todas as dimensões na vida da liderança.

cuidadoAo cuidarmos integralmente de alguns líderes e suas famílias, minha esposa e eu nos deparamos com um excelente obreiro que estava com uma ou duas dimensões de sua vida não saudáveis. Tratava-se de uma família unida, amorosa e extremamente focada na missão. Eles eram líderes capacitados e modelos para os seus líderes de Pequeno Grupo Multiplicador. Apesar dos poucos recursos, as finanças eram bem administradas.

Sem estabelecermos uma relação de cuidado integral com essa família, dificilmente descobriríamos alguma dificuldade. Apenas um parêntesis nessa experiência. Como Cuidadores, temos a intencionalidade de desenvolver gradativamente um ambiente de confiança e sigilo com o líder e sua família, onde o coração e a vida do líder podem ser naturalmente expostos. No livro Instrumentos nas Mãos do Redentor, o autor diz que:

“A amizade verdadeira tira você da escuridão da privacidade pessoal para a sinceridade amorosa do interesse mútuo. Ela faz com que você mude de um envelope fechado para uma carta aberta. Os melhores relacionamentos são construídos no alicerce da confiança mútua e do falar a verdade um para o outro.”

No Cuidado Integral do Líder, também utilizamos algo parecido com os elementos do relacionamento discipulador, conforme o acróstico RAÍZES.

Relacionamento intencional com o líder e sua família é praticado;

Acolhemos a família do líder em nossa vida e família;

Intercedemos pela vida pessoal e familiar do líder em todas as dimensões;

Zelamos pelas necessidades e vida do líder com compaixão, graça e ações;

Ensinamos o evangelho andando e ministrando na vida líder e sua família;

Solicitamos Contas dentro das dimensões de sua vida.

Voltamos à experiência que estávamos contando. As raízes do relacionamento de cuidado com o aquele líder e sua família já estavam profundas. O ambiente de confiança entre nós era seguro. Um dia, ele abriu seu coração e compartilhou sua dificuldade emocional. Depois de uma caminhada de aconselhamento e tratamento fisiológico, aquele excelente líder conseguiu encontrar um equilíbrio melhor em todas as suas dimensões. O resultado foi contentamento e satisfação ainda maior em Jesus Cristo, foco na missão e principalmente, a glorificação do nome de Deus.

Vale a pena focarmos não somente nos resultados que o líder alcança, mas também, e principalmente, na pessoa do líder e sua família. Nossa teologia e visão é que: um líder saudável, com uma família saudável, multiplica. Cuide bem de cada dimensão da vida do líder, pois isso é fundamental para cumprirmos a missão de Deus.

Por Sandro Fernandes Pereira – Este artigo faz parte do livro CUIDADO INTEGRAL DO LÍDER. Cuidar integralmente e intencionalmente do líder é prevenir histórias dolorosas e frustrações por falta de orientação, acompanhamento, discipulado e pastoreio. No modelo relacional de Jesus Cristo, com muito trabalho, com relacionamentos discipuladores de forma integral e com líderes e famílias saudáveis cumpriremos a Missão. Acessando este link http://migre.me/tt42Q você pode adquirir este e outros materiais da visão de Igreja Multiplicadora.