A vitória traz mais crescimento – Pr. Sammy Tippit

Há um princípio interessante de vida: vitória atrai mais vitória e derrota atrai mais derrota. Mas, não tem que ser sempre assim. A menos que esse ciclo seja interrompido, ele continua sendo um mero fato da vida. Sucesso atrai mais sucesso e falência gera mais falência. Contudo, na vida cristã, o ciclo de falha e derrota pode ser interrompido pela habitação do Espírito Santo no crente. Ele pode nos dar a vitória sobre padrões que temos desenvolvido.

Há um dizer, na vida cristã, de que vitória produz maiores vitórias. Jesus disse: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama. E quem me ama será amado de meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele” (Jo. 14:21). Quando caminhamos em obediência a Deus, Jesus promete Se manifestar a nós. É a presença manifesta de Jesus que nos capacita a vencer o pecado em nossas vidas. Jesus é nossa vitória. Sendo assim, quanto mais O obedecemos, mais experimentamos Sua manifestação de Sua presença. Quando mais experimentamos Sua presença, mais somos capacitados para fazer Sua vontade. Que ciclo maravilhoso no qual podemos viver nossas vidas!

Cada passo de obediência a Deus produz fruto dentro das nossas vidas. É por isso que as Escrituras dizem que vivemos de fé em fé e de glória em glória. Um passo de obediência leva a outro passo de obediência. Após dar vários desses passos, nos encontramos num nível mais alto no relacionamento com Cristo. Nós vamos de um nível de fé a outro. Nós experimentamos um nível da glória de Deus e somos capacitados a irmos para outro nível. Isto torna a vida cristã uma aventura constante com Cristo.

Quando eu me tornei um cristão, me empolguei com a plenitude de se caminhar com Cristo. Eu me lembro pensar comigo mesmo: “Não pode ficar melhor que isto”. Contudo, tem ficado cada vez melhor. Eu disse a minha esposa, antes de nos casarmos: “Não posso te prometer que um dia vamos ficar ricos. Mas, eu posso te prometer uma coisa: você nunca vai ficar entediada”. E, definitivamente, a vida não tem sido nem um pouco chata!” Estou escrevendo esse devocional num vôo para a região amazônica, no Brasil, onde vou pregar o glorioso evangelho de Jesus Cristo! Eu não tinha a mínima idéia do que Deus faria com a minha vida nos 33 anos de caminhada com Cristo. E tem ficado cada vez melhor. Vitória atrai vitória!

Mas, você deve estar se perguntando: “E se uma pessoa está no ciclo oposto? O que ele deve fazer? A derrota produz um ciclo de mais derrota. Será que essa pessoa está destinada à falência?” Esta é a maravilha da vida cristã. Não importa o quão derrotada uma pessoa possa estar na vida, Cristo pode mudar esta vida em qualquer momento. A graça de Deus é maior do que o pior pecado. O ciclo pode ser mudado. O crente em Cristo tem todo o recurso necessário para vencer os ciclos mais terríveis da sua vida. O Espírito Santo habita dentro dos nossos corações para nos capacitar para nos tornarmos como Cristo.

Devemos confessar nossos pecados e, verdadeiramente, nos arrependermos deles. O sangue de Jesus é suficiente para nos limpar de toda injustiça, independente de quão terríveis nossos pecados sejam. Uma vez que os confessamos e somos limpos, pela fé, podemos nos apropriar do Espírito Santo para que Ele nos capacite a caminhar em obediência à Palavra de Deus. Nós lidamos com os atos de obediência, um de cada vez. Logo nos encontramos num novo ciclo: o ciclo da vitória. Vitória atrai vitória. É por isso que Paulo escreveu que “somos mais que vencedores naquele que nos amou”.

Comece o ciclo de vitória hoje. Dê um passo de cada vez. Você vai se encontrar indo de vitória a vitória, de fé em fé e de glória em glória!

Por Sammy Tippit – Pastor Batista, Escritor e Conferencista Internacional