A vida cristã alegre – Pr. Sammy Tippit

sqsPor vários anos, eu tive um conceito errado do que significa ser um cristão. Eu pensava que o cristão era alguém sempre sério, com uma visão dura da vida. De alguma forma, eu nunca imaginei que a vida cristã poderia ser alegre. É claro que eu também tinha um conceito errado do que alegria realmente era. Eu pensava que a alegria vinha de fora de mim. Como alguém que não tinha nenhum relacionamento com Cristo, eu baseava minha alegria em circunstâncias externas e outras pessoas.

Quando Cristo entrou no meu coração, eu fiz uma descoberta maravilhosa – o cristianismo não é um tipo de tarefa árdua no qual eu tenho que fazer coisas que, na verdade, não gosto de fazer. De fato, eu aprendi que o oposto é verdadeiro. Quando Cristo vive no coração de uma pessoa, uma alegria inexprimível enche sua vida. A alegria cristã não depende de circunstâncias externas ou de outras pessoas. Vem da presença e habitação do Espírito Santo. Na verdade, as duas primeiras evidências do Espírito Santo operando na vida do crente são o amor e a alegria.

Há três aspectos de alegria sobre a qual a Bíblia fala: 1) um estado mental e espiritual do ser; 2) o fruto do Espírito Santo habitando no crente; 3) um sentimento de satisfação moral. Antes de conhecer Cristo pessoalmente, uma das minhas canções preferidas tinha uma frase mais ou menos assim: “Não consigo me satisfazer”. Essa frase era repetida vez após vez. A letra dessa música descrevia minha vida. Contudo, depois de me tornar cristão, Deus colocou uma nova canção em meu coração: “estou satisfeito”. Essa é a alegria verdadeira! É a satisfação de saber, no mais profundo de seu ser, que você encontrou um propósito real para sua vida – que você está fazendo o que foi criado para fazer com ela.

Mas, a alegria é muito mais que uma satisfação moral. É um estado emocional e psicológico da mente. A alegria não é produzida exteriormente, mas interiormente. A alegria cristã não depende da aceitação ou rejeição das pessoas. Somos aceitos por Cristo, por causa do que Ele fez na cruz há 2000 anos atrás. A cruz produz uma alegria interna e externa que é inexprimível e indescritível. O cristão não precisa de uma festa ou de uma pessoa para trazer alegria à sua vida. Seu estado mental, emocional e psicológico, vem dele ter aceito a Cristo.

Mas, a alegria na vida do cristão é, inicialmente, uma qualidade produzida pela habitação do Espírito Santo. Paulo escreveu aos cristãos na Galácia: “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz…” (Gl. 5:22). É uma obra sobrenaturalmente natural da graça na vida do crente. Ao entregarmos nossas vidas ao controle do Espírito Santo, Ele sobrenaturalmente produz alegria em nossos corações. Esta alegria vai além das circunstâncias da vida. Ela transcende o negativismo que as pessoas tentam derramar em nós. É a alegria do Senhor que está em nós.

A vida cristã vitoriosa é uma vida de alegria. Nossa alegria não está enraizada nas circunstâncias da vida, nem na aprovação dos homens. É uma alegria que vem de dentro. É um estado mental, moral e psicológico produzido pela obra profunda de Cristo na cruz e do Espírito Santo que habita nos nossos corações e mentes. A alegria do Senhor é a nossa força.

Por Sammy Tippit – Pastor Batista, Escritor e Conferencista Internacional

Compartilhe