A principal Escola de líderes Servos é a Igreja Local – Marcos Paulo Ferreira

04_Jesus_washes_feet_1024Vivemos um tempo em que a oferta de cursos, seminários e treinamentos de líderes tem sido abundante. Cada igreja ou instituição de ensino apresenta o seu portfólio, um mais atraente do que o outro. Cada um desses treinamentos traz uma visão de liderança e não há dúvida de que muitos deles são altamente recomendáveis. Alguns desses treinamentos são efetuados por líderes experientes na prática de ensino e que podem realizar muito além daquilo que pode ser proporcionado pela igreja local.

Toda a gama de ofertas de capacitação fora da igreja local deve ser vista como complementação e não como substituição de um treinamento oferecido pela igreja. A base da visão de liderança deve sempre vir da igreja local e não de instituições de fora. O líder deve ser forjado na igreja em que serve. Todo o conhecimento assimilado em outras igrejas ou instituições será para instrumentalizar a visão e a experiência adquiridas na igreja local.

Aqueles alunos que estão presos a uma instituição de ensino além da igreja sem se envolver com algum ministério, com os Relacionamentos Discipuladores (RDs) ou os Pequenos Grupos Multiplicadores (PGMs), dificilmente terão a percepção do que é ser um líder servo. Por melhor que seja o programa de formação, eles poderão acabar se tornando líderes voltados para si mesmos, e não para as demandas ministeriais do dia a dia de uma igreja local.

Por isso, o foco dos treinamentos não deve ser a formação de líderes, mas de servos. Devemos buscar o caráter e não somente as habilidades. Devemos tomar muito cuidado, pois um aluno que não é um discípulo servo vivendo um estilo de vida discipular por meio de um RD e um PGM, facilmente será tentado a fazer parte da “classe de líderes” na escola bíblica, tornando-se um “intelectual” impaciente, ambicioso e insatisfeito.

O método usado por Jesus e pelo apóstolo Paulo na formação de discípulos líderes implicava convívio diário e relacionamento pessoal entre mestre e discípulo, ou professor e aluno, o que demonstra que, para alcançar o objetivo de formação do caráter de um discípulo, essas relações afetivas são fundamentais. Porém, isso se torna praticamente impossível se o treinamento não tiver a igreja local como campo-base. Pelo fato de o treinamento de um discípulo multiplicador exigir desenvolvimento de caráter e habilidades, a instrução torna-se necessária, seguida da prática com correções imediatas.

Treinamentos feitos sem mentoria na igreja local têm influência limitada sobre o desenvolvimento e a prática das novas habilidades adquiridas. Na igreja local, a partir de Relacionamentos Discipulares entre/com os líderes, abre-se espaço para correção, encorajamento e ajuda adicional para superar problemas específicos. É um treinamento que se reverte imediatamente em benefício do corpo de Cristo, pois os dons e habilidades são aplicados no ato, em tarefas reais na vida da igreja.

Um programa de treinamento dentro da igreja local, com cada pessoa envolvida em um estilo de vida discipular, sendo exposta às reais necessidades da igreja, conduz à formação, em primeira linha, de “servos líderes” e não de somente “líderes”, que não olhem os outros de cima para baixo e que não queiram se exaltar sobre as pessoas. Obreiros autênticos perguntam: “como podemos ajudar nessa necessidade?” e não “como posso me tornar um líder?”. No reino de Deus, a liderança cresce lado a lado com o serviço. E uma Escola Bíblica dentro de uma visão discipuladora, com classes para formação de liderança, os alunos estarão sempre expostos às demandas dos PGMs e dos ministérios, o que não os deixará apáticos à necessidade de servir, mas os tornará em discípulos multiplicadores.

Por Marcos Paulo Ferreira – Marcos Paulo Ferreira é pastor da área de ensino  e líder de área de PGMs na Igreja Batista do Bacacheri em Curitiba (PR). Ele á o autor do livro ” Escola Bíblica Discipuladora – Formando Líderes Multiplicadores” – Quando pensamos em uma Igreja realmente Multiplicadora, não temos como deixar de imaginar uma Escola Bíblica pulsante, que bombeie para todo o Corpo de Cristo local o oxigênio da visão de multiplicação de discípulos e líderes. Acessando este link http://migre.me/tt30e você pode adquirir este e outros materiais da visão de Igreja Multiplicadora.