A implantação e o crescimento do Pequeno Grupo – Pr. Leandro B. Peixoto

Todo Pequeno Grupo Multiplicador – PGM, quando saudável, nasce, cresce e se multiplica. Quando isso acontece, dois PGMs são formados e um novo ciclo é estabelecido para ambos. Vamos usar a figura do líder para facilitar o entendimento.

Um líder inicia seu ciclo e leva um PGM à multiplicação. Quando ele atinge esse alvo, um novo ciclo se inicia. Todo PGM tem um tempo de implantação, ou seja, nascimento. Segue-se a fase de crescimento, em que novas pessoas e famílias chegam ao grupo. Depois disso, ocorre a maturação, quando os relacionamentos discipuladores estabelecidos se desenvolvem com maior intensidade. Por fim, ocorre a multiplicação com o nascimento de um novo PGM.

Um PGM pode nascer como resultado de um relacionamento discipulador. Isso se dá quando a pessoa discipulada se dispõe a receber encontros em sua casa para estudos bíblicos e comunhão, agregando seus conhecidos, colegas de trabalho, familiares e outras pessoas que possa convidar.

Outra forma de nascimento de um PGM acontece por meio da multiplicação. Todo PGM saudável naturalmente se multiplica. Essa operação é necessária para que continue recebendo mais pessoas e para que o encontro proporcione maior intimidade e participação de todos.

Cada membro da igreja é um potencial catalizador de vidas. Todas as famílias devem ser levadas em consideração quando o alvo são lares abertos para acolher pessoas e levá-las a Jesus. Gosto de afirmar que minha sala, meu sofá e minha varanda pertencem a Cristo e servem para que vidas sejam discipuladas. Minha casa é palco de encontros de PGMs para a glória de Deus.

O PGM nasce quando uma nova família abre sua casa para receber vizinhos, amigos e parentes ou quando é fruto da multiplicação de outro PGM. É importante que o novo líder assuma como prioridade a escolha de um líder em treinamento e, ao mesmo tempo, motive o grupo a trazer os novos discípulos. Essa fase é muito importante. Um tempo razoável para essa etapa é de quatro a seis meses.

PGM saudável é aquele que cresce. Esse crescimento deve se dar principalmente pela chegada de novas pessoas não crentes. O ensino do evangelho e o convívio proporcionados pelo PGM facilitarão o surgimento e a afirmação de novos líderes multiplicadores.

Em sua caminhada, o PGM saudável vai alcançando pessoas, amando-as e cuidando delas a cada encontro. Visitantes são trazidos e começam a participar do grupo. Cada vez mais pessoas vão se envolvendo nas atividades do grupo, promovendo uma comunhão madura e sólida, produzindo o verdadeiro discipulado.

É exatamente por isso que todo grupo deve estar desenvolvendo um ou dois líderes em treinamento. Se isso for levado a sério, já nos primeiros encontros do PGM o crescimento vai ser natural.

Texto extraído e adaptado do livro: Pequeno Grupo Multiplicador (p. 37-39),

por Márcio Tunala. Ed. Convicção e Missões Nacionais.

Por Leandro B. Peixoto – Pastor Batista.