Vitória sobre os maus hábitos – Pr. Sammy Tippit

Young Man Hiding Behind Hand

Todos desenvolvem hábitos nas suas vidas, hábitos bons e ruins. Contudo, a expressão “é só um hábito” pode, geralmente, ser uma máscara para um pecado de muito tempo. Na verdade, o “mau hábito” é, geralmente, uma fortaleza em nossas vidas à qual Satanás tem acesso. Consequentemente, ele pode evitar que tenhamos a vitória que Jesus obteve 2000 anos atrás. Um mau hábito é um padrão físico que pode nos causar mal e desagradar a Deus. Geralmente, é algo que tem nos perseguido desde a infância. Como esses hábitos entram nas nossas vidas e como podemos nos libertar deles?

Primeiro, precisamos entender que nem todos os hábitos são maus. Nós, geralmente, temos bons hábitos que são necessários para funcionarmos da maneira que fomos criados. Se comermos regularmente e consistentemente, este é um bom hábito e parte da nossa composição. Contudo, se comermos obsessivamente, então comer torna-se um mal hábito e é destrutivo. Um mal hábito pode ser uma ação extrema de algo que é normalmente saudável.

Algumas pessoas acham que se tivermos força de vontade o suficiente, nós podemos vencer nossos mal hábitos. É verdade que algumas pessoas parecem ter uma quantidade imensa de vontade própria. Contudo, nunca encontrei alguém que tem a habilidade de vencer todos seus padrões de mal comportamento. O único humano com esse tipo de habilidade que já habitou esse planeta é Jesus. Somente Ele tem a chave da vitória para vencer todo mal hábito na vida. Somente Jesus pode nos libertar dos maus-hábitos que nos perseguem.

Quando eu era um estudante universitário solteiro, eu conheci uma moça muito bonita que estava tentando se eleger secretária da turma. Ela era do estado do Texas. Sendo assim, ela ganhou o apelido de “Tex”. Sua beleza interior era tão grande quanto a exterior. Mas, ela tinha um mau hábito muito sério: ela fumava constantemente. Fumar era parte da vida dela desde o segundo grau e ela sabia que iria, no final, destruir seu corpo.

Uma noite, depois de Deus ter falado ao coração dela, ela foi ao dormitório e clamou a Deus: “Ó, Deus, eu preciso de Ti. Eu coloquei minha fé no seu Filho, Jesus. Venha habitar em meu coração”. Naquele momento, um milagre aconteceu. Não, ela não viu um raio de luz ou uma escrita na parede. Mas, o Rei dos Reis passou a habitar no coração dela. Ele se tornou a fonte de vitória dela sobre o fumo. O que ela foi incapaz de fazer pela força de vontade humana, Ele fez para ela pelo Seu poder. Ela começou a experimentar a vitória. Mesmo que Satanás tinha tido uma fortaleza nela através do fumo, ele não era páreo para Deus.

Eu tenho visto alcoólatras encontrarem a liberdade do vício através de Cristo. Eu tenho visto os piores viciados descobrirem a vitória sobre a droga pelo poder de Jesus Cristo. Não importa qual seja o hábito da pessoa. Jesus pode providenciar a vitória sobre todo o mau hábito – não importa o quão grande ou pequeno ele seja. Não importa o quão impossível possa parecer vencer o hábito, ele não é muito grande para Deus. Ele se especializa no impossível. Jesus disse: “Para os homens isto é impossível, mas para Deus tudo é possível” (Mt. 19:26). Qual é o hábito que continua a te arrastar para a derrota? Olhe para Jesus. Ele vai te levantar para a vitória sobre qualquer mau hábito.

 

Por Sammy Tippit – Pastor Batista, Escritor e Conferencista Internacional

Compartilhe