Vitória sobre o legalismo – Pr. Sammy Tippit

Após falar, vários anos, para um grupo de líderes cristãos, um homem me disse: “Eu discordo plenamente de você. Eu não acho que a lei de Deus seja boa. É ela que traz condenação às nossas vidas”.

Eu rapidamente percebi que este senhor tinha uma compreensão errônea da lei de Deus. Tudo que Deus dá aos homens é bom, porque Deus é bom. Esta é uma parte da sua natureza. Ele deu Sua lei para o nosso bem. Ele nos criou. Sendo assim, Ele sabe como nós devemos viver. Ele conhece nossa estrutura. Quando Ele nos deu Sua lei, era para ela nos instruir para obter uma vida saudável e feliz. Por exemplo, quando Ele disse aos judeus para não comerem porco, não era porque Ele queria um motivo para os acertarem na cabeça. Ele deu tais instruções, porque Ele havia criado tudo que existe. Ele sabia o que causaria doença e morte e o que traria vida e saúde. A lei de Deus é boa e enriquece nossas vidas.

Contudo, as Escrituras nos ensinam que devemos viver sob o governo do Espírito Santo, ao invés da lei. Muitos líderes religiosos, na época de Cristo, não entendiam isso. O mesmo acontece hoje. Os líderes religiosos queriam apedrejá-Lo, porque Ele curou pessoas no sábado. Jesus disse a eles que o sábado era feito para o homem e, o homem, para o sábado. Ele entendia o propósito e a intenção da lei. Os líderes religiosos somente conheciam a lei literalmente. Aqueles que somente seguiam a lei, literalmente, e ignoravam o espírito da mesma, caíam na armadilha do legalismo. O legalismo, em última instância, gera derrota.

Não muito tempo atrás, o ex-Presidente dos Estados Unidos admitiu ter tido um relacionamento sexual impróprio. Mas, ao mesmo tempo, ele instruiu seus advogados a dissecarem a definição de “relacionamento sexual”. Tal legalismo gerou condenação por parte dos membros do próprio partido dele e, finalmente, causou um mau gosto na boca da população em geral. O então presidente estava discutindo o sentido literal do termo, mas ignorando o espírito da lei.

Muitos cristãos têm feito a mesma coisa. O legalismo sempre leva à derrota. É por isso que a Bíblia nos instruem a viver pelo poder do Espírito Santo. Quando vivemos pelo Espírito, não estamos sob o governo da lei. Não significa que devemos ignorar a lei ou violá-la. Simplesmente significa que cumprimos os propósitos da lei. Em outras palavras, fazemos a vontade de Deus com todo nosso coração.

Uma pessoa que vive sob o governo do Espírito Santo é uma pessoa verdadeiramente livre. Esta pessoa não somente é fiel ao seu cônjuge, mas está livre da lascívia que o arrastaria para a imoralidade. Esta é a vitória verdadeira; a que está no coração e aparece nas nossas vidas diariamente. Mas, quando alguém tenta a viver pela lei literalmente, ele está numa rua de mão única rumo à derrota.

O cristão vitorioso é aquele que aprendeu a render sua vida ao governo do Espírito Santo. Ele não está vinculado à definições legalistas. Ele está livre para ser tudo que Deus planejou que Ele fosse. Ele cumpre muito mais do que a lei escrita. O cristão vitorioso cumpre a intenção e o espírito da lei, porque sua obediência é o fluir da presença do Espírito Santo na sua vida. Quando vivemos pelo poder do Espírito Santo, a lei não é mais um problema nas nossas vidas, porque nós realizamos o propósito último de Deus para as nossas vidas. A vitória sobre o legalismo flui de seguirmos a liderança do Espírito Santo.

 

Por Sammy Tippit – Pastor Batista, Escritor e Conferencista Internacional

Compartilhe