Terminando a corrida – Pr. Sammy Tippit

“Você tem ido muito bem no seu ministério. Minha oração é que você termine bem”.

Aquelas palavras ecoaram nos ouvidos do pastor mais velho ao seu filho exortá-lo. Nós todos deveríamos prestar atenção a tal encorajamento. A vida cristã pode ser mais como uma maratona do que uma prova de velocidade. Deus deseja que terminemos bem. Muitos começam a vida cristã com grande entusiasmo, mas terminam a corrida mancando e, alguns, até mesmo rastejando. O desejo de Deus é que terminemos a corrida fortes, correndo com perseverança.

O autor de Hebreus nos deu a chave para terminarmos a corrida da vida quando ele escreveu: “Portanto, visto que nós também estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual pelo gozo que lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.” (Heb. 12:1-2).

Nós começamos a vida cristã olhando para Jesus. Nós continuamos a olhar para Jesus e podemos somente concluir vitoriosamente olhando para Ele. A cada passo do caminho nós temos que caminhar e viver pela fé. Homens e mulheres de antigamente foram vitoriosos porque eles confiaram que Jesus era a vitória deles. Eles não tinham nenhuma fórmula secreta que os tornava vitoriosos. A vitória deles vinha de olharem para Jesus como a fonte de sua força. Paulo lutava com o pecado. Abraão sucumbiu ao medo. Davi caiu nos braços da lascívia. Pedro negou o Senhor. Todos eles caíram. Mas, todos se levantaram e caminharam pela fé. Eles terminaram a corrida.

Nós devemos olhar para Jesus no início da corrida. Na verdade, nós não podemos nem começar a corrida sem olhar para Jesus. É lá que a vida cristã começa. Depois, ela continua ao olhar para Jesus e confiar Nele. Devemos olhar para Jesus diariamente para a nossa vitória, da mesma maneira que viemos a Cristo. É este o segredo da vida cristã vitoriosa.

Mas, devemos, também, determinar nosso coração a olhar para Ele, não somente como o Autor e Consumador de nossa fé, mas como o aperfeiçoador dela. Nós devemos desejar ouvir essas palavras: “Bem está servo bom e fiel”. Jesus foi fiel até o fim. Nosso compromisso com Ele, também, deve ser até o fim. A vida cristã é muito mais do que uma experiência. É uma vida. Os primeiros crentes foram chamados de seguidores do “Caminho”. Quando eles foram a Cristo, eles adotaram uma estilo de vida totalmente novo. Geralmente, aquele caminho trazia dificuldades com ele. Mesmo assim, eles estavam numa jornada e estavam determinados a terminá-la. Alguns foram jogados aos leões. Outros foram queimados em fogueiras. Mas, eles olhavam para Jesus. Eles terminaram bem.

Conforme o ano chega ao final, por que você não passa um tempo colocando seu foco em Jesus? Se há alguma coisa diferente de Jesus, na sua vida, confesse e permita que Deus o limpe dela. Olhe para Jesus. Peça a Deus para trabalhar poderosamente dentro de você para conformá-lo à imagem de Jesus. Começe esse próximo ano mais como Jesus do que você passou o ano passado. Olhe para Jesus. Determine-se a terminar a corrida olhando para Jesus. Diga adeus para este ano e olá para o próximo olhando para Jesus.

Por Sammy Tippit – Pastor Batista, Escritor e Conferencista Internacional