Oração com “ênfase em Deus” – Pr. Sammy Tippit

As pessoas freqüentemente vêm a mim sentindo-se pesadas porque a vida de oração delas não parece mais do que um ritual. Parece que elas perderam a intimidade com Deus; sua paixão e doce comunhão com Ele. “O que estou fazendo de errado?” elas perguntam. “Eu oro. Eu tento falar com Deus, mas parece que Ele está tão longe…”, elas reclamam.

Há uma resposta simples à essa pergunta. Pode haver inúmeras razões pelas quais a oração virou rotina. Contudo, uma grande razão é que muitos crentes perderam de vista o verdadeiro significado da oração. A oração não é tentar conseguir algo de Deus. O propósito dela é conhecer a Deus. É a comunhão de dois corações; o coração de Deus e o coração do homem. Muito frequentemente, estamos mais interessados na mão de Deus do que no coração de Deus. A Bíblia frequentemente fala da oração como “buscando a face de Deus”. Muitos de nós estamos mais interessados numa mão aberta para nós do que num coração dado a nós.

A Bíblia diz: “Pedi e não recebeis porque pedis mal, para o gastardes em vossos prazeres” (Tiago 4:3). Nossa motivação na oração é crucial para uma oração cristã bem sucedida. Deus olha para a motivação de nossos corações. Ele vê o que ninguém mais pode ver. Ele vê as intenções profundas dos nossos corações. Se nossa motivação é egoísta, então nossos momentos com Ele serão espiritualmente fracos. Haverá pouca alegria e a falta da Sua presença e poder.

Por outro lado, quando nós oramos com nossa ênfase Nele, então conheceremos uma alegria inexprimível. Quando nós buscamos Sua face, ao invés de Sua mão, nós redescobrimos a alegria da intimidade com Cristo. Nós teremos comunhão com Ele de uma maneira que jamais havíamos conhecido antes.

Eu nunca vou me esquecer da primeira vez que foi para a Uganda como preletor. Eu fui apresentado às pessoas por Peter Kasarivu, diretor da African Renewal Ministries (Ministérios Africanos de Avivamento). Peter disse uma coisa muito interessante na sua introdução. “Irmão Sammy”, ele disse, “nós temos ouvido sua voz nas fitas de áudio. Mas, hoje é uma grande alegria para nós podermos vê-lo face a face”.

O que Peter estava dizendo basicamente era: “Nós lhe conhecemos à distância. Nós ouvimos sua voz e suas mensagens. Mas, hoje, nós estamos entrando numa nova fase de nosso relacionamento com você. Nós podemos compartilhar nossos corações com você e ouvir o que está no seu coração. Nós podemos aprofundar nosso relacionamento.”

É exatamente isso que Deus deseja de nós: que busquemos Sua face. Ele quer ter mais do que um relacionamento superficial com nós. Ele quer compartilhar Seu coração conosco e que compartilhemos nossos corações com Ele. Esta deve ser a motivação suprema na oração. Quando for, coisas incríveis começarão a acontecer.

Há uma nova alegria que invade nossas vidas de oração quando nossa única motivação é conhecê-Lo. Começamos a orar sabendo no nosso íntimo que Ele está presente. E, finalmente, Ele faz mais por nós do que nós podemos pedir ou pensar. As sessões de oração se tornam a parte mais maravilhosa do nosso dia. Então, da próxima vez que você passar tempo em oração, tenha certeza de que sua motivação é conhecê-Lo. Busque Sua face e você vai se surpreender com o que vai acontecer.

 

Por Sammy Tippit – Pastor Batista, Escritor e Conferencista Internacional

Compartilhe