“Ocupação” – o ladrão da oração – Pr. Sammy Tippit

Deixe-me lhe mostrar quem esse ladrão é. Nós temos um homem que eu vou chamar de “Discípulo”. Ele tem tudo que precisa para ser vitorioso na vida. Ele tem toda a autoridade e poder do céu, assim como armas espirituais para derrotar qualquer inimigo conhecido. Ele tem todo o exército de Deus à sua disposição: verdade, justiça, fé, salvação e paz. Ele até mesmo tem a espada poderosa chamada de Palavra de Deus. Não há arma grande o suficiente para derrotar o Discípulo. Mas, ele também tem uma responsabilidade: Ele tem que se revestir todas as manhãs, colocando toda a armadura de Deus.

Por outro lado, há um rival perigoso, que vou chamar de “Inimigo”. Ele sabe que ele não é páreo para o Discípulo. Ele não pode perfurar a armadura que o Discípulo veste. O Inimigo deve bolar um plano para derrotar o Discípulo. Sendo assim, ele aponta um dos seus comandantes mais audazes para bolar esse plano. O nome desse comandante é “Ocupação”.

Um dia, a Ocupação vai ao Discípulo e diz: “Ei, eu não quero coagir você a fazer algo maligno. Eu não quero que você cometa adultério. Eu não quero que você assassine ninguém. De fato, meu único desejo é que você faça coisas boas. Vamos nos ocupar com um monte de coisas boas da vida: nos ocupar com o trabalho, com a escola, com a igreja, com o lazer… Vamos nos manter ocupados”.

O Discípulo só quer agradar a Deus e nunca passaria pela sua cabeça enganar sua esposa ou matar alguém. Então, esse plano parece razoável para ele Ele se ocupa em fazer várias coisas boas: se envolve totalmente na igreja, trabalha bastante para providenciar coisas boar para sua família, vai à jogos e ao cinema e em qualquer lugar que o faça se sentir bem consigo mesmo.

Então, um dia, o Inimigo vem pelas costas e o ataca. O Discípulo fica devastado, porque ele não teve tempo de colocar a armadura de Deus. Ele tem estado tão ocupado que não tem tempo na sua agenda para orar. Ele está tão cheio de atividades, boas atividades, que não há espaço no seu dia para colocar a armadura protetora de Deus. Ele fica vulnerável às artimanhas do Inimigo. Ele acorda, uma manhã, e se descobre fazendo as coisas que ele jamais sonhou que pudesse fazer. Ele está completamente derrotado.

Está é somente uma parábola. Mas, é a situação de vários crentes, atualmente. Muitos cristãos estão derrotados; não por que eles se lançaram num caminho de pecado, mas simplesmente porque eles tiraram Deus de suas vidas. Consequentemente, as igrejas estão cheias de pessoas sem poder nos bancos. Eles são derrotados por um inimigo inofensivo que já perdeu todo seu poder e autoridade sobre o crente. Porém, esse inimigo enganosamente remove a armadura protetora de Deus do seguidor de Cristo e este se encontra derrotado.

Todo cristão tem todas as coisas que ele precisa para ser vitorioso em Cristo. Ele simplesmente precisa colocar toda a armadura de Deus. Resumindo, isto significa tirar tempo para passar com Deus, em oração. A oração é o método prático pelo qual nós colocamos toda a armadura de Deus. Por que você não passa algum tempo a sós com Deus hoje? Abra sua Bíblia. Leia a Palavra de Deus e ore. Peça a Deus para se encontrar com você. Vista-se com a verdade, justiça, fé, paz e salvação. Não permita que a “ocupação” o leve para o caminho da derrota. “Aquietai-vos e sabei que Ele é Deus”.

Por Sammy Tippit – Pastor Batista, Escritor e Conferencista Internacional