O que é um Pequeno Grupo Multiplicador? – Pr. Leandro B. Peixoto

Podemos definir o Pequeno Grupo Multiplicador – PGM como: “Um pequeno grupo de pessoas que se reúne regularmente para glorificar a Deus por meio do fortalecimento de relacionamentos discipuladores e da multiplicação de discípulos”.

Acima de tudo, o PGM existe para glorificar a Deus. João 4.24 revela que Deus busca adoradores que o adorem em Espírito e em Verdade. Cada PGM existe para que Deus seja adorado em reconhecimento pelo que ele é, e louvado por tudo o que ele faz.

O PGM é uma poderosa ferramenta para o cumprimento da Grande Comissão em nível local e uma importante estrutura de apoio à Visão de Igreja Multiplicadora, em seus cinco princípios: Oração, Evangelização Discipuladora, Plantação de Igrejas, Formação de Líderes e Compaixão e Graça. Vamos relembrar, em linhas gerais, como os PGMs interagem com esses princípios:

O PGM incentiva a Oração entre os seus participantes, pincipalmente com respeito à intercessão pelas vidas não salvas e pelas pessoas evangelizadas e discipuladas. O PGM é fundamental na Plantação de Igrejas, na medida em que a igreja é formada de pessoas que se multiplicam e agregam novas pessoas. O PGM também é um celeiro para a Formação de Líderes, por estimular o exercício de dons e ministérios e ajudar na identificação de novas lideranças, levando-as à multiplicação.

O PGM proporciona um ambiente para o exercício de Compaixão e Graça, tanto interna quanto externamente, fazendo com que não apenas os seus membros experimentem o amor de Deus por meio dos relacionamentos, como também a própria comunidade seja impactada por esse amor.

Quanto à Evangelização Discipuladora, o PGM potencializa o anúncio do Evangelho e a criação e o aprofundamento de relacionamentos discipuladores, tudo isso culminando para a manifestação da glória de Deus. Vamos agora relembrar os elementos do relacionamento discipulador e como eles se desenvolvem em um PGM.

O Relacionamento Discipulador é o relacionamento intencional de um discípulo com uma pessoa, visando torná-la outro discípulo. Esse relacionamento constitui-se de seis elementos, que formam um acróstico com a palavra RAÍZES, como se pode ver a seguir: Relacionar, Agregar, Interceder, Zelar pela pessoa, Ensinar o evangelho e Solicitar contas.

É preciso destacar que o PGM não é apenas uma reunião social, um simples encontro de amigos ou mais um compromisso da igreja. O seu propósito é que todos os presentes sejam edificados. Por isso, o ensino do evangelho e seus desdobramentos para a vida é uma de suas funções principais. Qualquer estratégia que assumimos para o desenvolvimento de uma igreja deve ser focada no conhecimento de Jesus Cristo por intermédio da Palavra. Por isso, um PGM só tem razão de ser quando Cristo está no centro.

Texto extraído e adaptado do livro: Pequeno Grupo Multiplicador (p. 25-30),

por Márcio Tunala. Ed. Convicção e Missões Nacionais.

Por Leandro B. Peixoto – Pastor Batista