Graça e crescimento – Pr. Sammy Tippit

Você já viu duas pessoas fazerem um compromisso com Cristo e um deles realmente crescer na fé, enquanto o outro tem dificuldade na caminhada com Deus? Você já parou para pensar qual é a diferença entre essas duas pessoas? Há uma resposta bem fácil, de uma única palavra, para essa pergunta: graça. Quando eu conheci a Cristo, eu comecei a crescer rapidamente na fé. Havia uma chama queimando dentro da minha alma. Muitos dos meus amigos, contudo, lutavam para crescer, mas não tinham sucesso.

Um dos meus amigos veio a mim e disse: “Sammy, você deve ter uma força de vontade muito grande. Deve ser por isso que você está crescendo tanto na sua caminhada com Deus”. Eu sabia que o que meu amigo estava dizendo não era verdade. Mas, na época, eu não sabia porquê. Eu só sabia que eu não tinha força de vontade suficiente para mudar muitas das coisas que tinham que ser mudadas na minha vida. Quanto mais eu conhecia a Deus, mais concluía que havia somente uma razão para o meu crescimento: a graça de Deus.

Mas, por que meus amigos não cresciam da mesma maneira? Muitos deles vinham de lares cristãos. Eles conheciam a Bíblia. Eles não tinham o mesmo coração para aprender o que eu tinha aprendido. Eles tinham crescido indo à Escola Dominical e muitos achavam que conheciam tudo que havia para ser conhecido sobre a vida cristã. Por outro lado, eu sabia que eu não sabia nada. Eu tinha consciência de que eu precisava depender completamente de Deus. E Deus dá graça ao humilde (I Pe. 5:5; Tg. 4:6). É esta graça que produz crescimento espiritual.

Sem graça, nunca poderemos nos tornar o que Deus intencionou que nos tornássemos. Somos salvos pela graça de Deus e continuamos a crescer pela Sua graça. Podemos ver uma relação direta entre a condição de nossos corações e nosso crescimento. Um coração humilde tem condições de receber a graça. Quando a graça é aplicada aos nossos corações, mais nos tornamos como Cristo. Na verdade, quanto mais velhos ficamos, mais como Jesus devemos nos tornar.

O mundo no qual vivemos julga as pessoas pela aparência externa. Contudo, a Bíblia diz que Deus olha o homem interior. Quando a graça é aplicada aos nossos corações, nos tornamos mais bonitos aos olhos de Deus. É por isso que muitos dos nossos heróis são os que têm andado com Deus por muitos anos. Há uma beleza interior que só pode ser descrita em termos espirituais. Há uma qualidade de paz e amor que parece irradiar da vida deles, que foi produzida pelos anos da graça de Deus sendo aplicada no coração deles. Eles são os gigantes da fé.

Porém, tenho visto pessoas de idade (cristãos, inclusive) que são pessoas amargas e muito infelizes. A própria personalidade delas foi marcada por anos tentando viver no poder da “carne”. A diferença entre os anos de uma pessoa tem permitido a graça de Deus ser aplicada no coração dela, e uma pessoa que não permitiu, é como o dia e a noite. Há um antigo provérbio que fala sobre “envelhecer graciosamente”. Há uma só maneira de “envelhecer graciosamente”: seja cheio de graça quando você envelhecer.

Sim, é a maravilhosa graça que nos salva. Mas, é também a maravilhosa graça que nos mantém. E, talvez, igualmente maravilhosa também seja a graça que nos faz crescer à imagem de Cristo. Se você quer se tornar mais bonito cada dia, humilhe-se sob a poderosa mão de Deus e Sua graça será aplicada em você. Você vai se tornar mais bonito cada dia, mesmo com rugas no seu rosto!

Por Sammy Tippit – Pastor Batista, Escritor e Conferencista Internacional