Encontrando Jeová Jiré na oração – Pr. Sammy Tippit

Quando Jesus ensinou Seus discípulos a orar, Ele os ensinou a primeiro colocar sua ênfase no caráter e atributos de Deus – “Pai nosso, que estás no céu, santificado seja o vosso nome”. Ele abriu as portas da oração com os olhos fixos firmemente em Deus. A oração é, basicamente, intimidade com Deus. Jesus queria que aqueles que O seguissem soubessem que a oração não é somente uma fórmula mágica ou ritual religioso, mas, ao contrário, é a comunhão de dois corações. Sendo assim, Ele ensinou Seus discípulos a louvarem e adorarem a Deus pelo que Ele é e a passarem a conhecê-Lo.

Depois dos discípulos terem uma visão clara de Deus, eles entenderiam o que estava no coração de Deus. Quando os corações deles viram o coração de Deus, seria natural para eles orarem pelas coisas que estavam no coração Dele. Eles veriam as necessidades do mundo e começariam a orar pela vontade de Deus no mundo, como Ele os ensinou a orar: “Venha a nós o seu reino, seja feita a Sua vontade, assim na terra como no céu”. Eles orariam pelo Seu reino e governo no coração dos homens e das mulheres.

Uma vez que os discípulos haviam adorado o Pai, eles então poderiam clamar a Ele pelas coisas do Seu coração. Esta é uma oração poderosa. Mas, então, Jesus instruiu Seus discípulos a trazerem suas necessidades à Deus quando os ensinou a orar: “o pão nosso de cada dia nos dai hoje”. Era para eles levarem qualquer necessidade a Deus. O pão representava a mais básica das necessidades humanas. Sem comida, não podemos sobreviver. Sendo assim, Jesus ensinou Seus discípulos a buscarem em Deus o suprimento de todas as suas necessidades.

Há uma observação interessante sobre o ensino de Jesus na oração. Perceba a ordem na qual Ele ensinou Seus discípulos a orarem. Primeiro, o foco era para ser colocado em Deus. Depois, as necessidades do mundo e, finalmente, suas próprias necessidades. Este é quase o oposto absoluto da maneira que a maioria de nós ora. Nós, geralmente, oramos: “Ó, Deus, me ajude! Eu preciso disto. Por favor, me dê aquilo.” Nós, frequentemente, abrimos a porta da oração com o nosso foco sobre nós mesmos, ao invés de em Deus. A oração poderosa não é somente uma oração fervorosa, mas é orar com o coração de Deus. Nós começamos com Deus e isto nos impulsiona sobrenaturalmente a orar pelos outros. O resultado final é que Ele atende nossas necessidades. Ele é o Jeová Jiré. Ele se importa conosco e conhece cada necessidade de nossos corações.

Se buscarmos primeiro o Seu reino, Jesus disse que Ele supriria cada uma de nossas necessidades na vida. Na verdade, logo após ensinar Seus discípulos a orarem, Ele disse para eles: “Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas” (Mt. 6:33). Deus é fiel aos Seus filhos. A oração que coloca primeiro o reino de Deus e Sua justiça sempre resultará na provisão por parte de Deus.

No louvor e adoração, passamos a conhecer a Deus em Sua grandeza e bondade. Na intercessão, passamos a conhecer o coração de Deus. Mas, na súplica, encontramos Deus como o Jeová Jiré – Deus, nosso Provedor. Por que você não passa algum tempo em oração hoje? Comece a conhecer a Deus. Passe a conhecê-Lo como seu Pai que está assentado no trono; o todo poderoso, santo Deus, que ama profundamente o mundo. E, ao conhecê-lo, você vai descobrir que Ele suprirá cada uma das suas necessidades da vida.

 

Por Sammy Tippit – Pastor Batista, Escritor e Conferencista Internacional

Compartilhe