Comunhão que faz crescer – Pr. Leandro B. Peixoto

Uma vez reconciliados com Deus em Cristo Jesus, a maneira que o Pai Celeste escolheu para que caminhássemos com ele não foi solitária, mas entre irmãos, na igreja. Ser igreja é ser parte do projeto de redenção de Deus para os seres humanos; é fazer parte do corpo de Cristo, de sua família.

Para sermos de fato uma família, precisamos nos relacionar, nos envolver uns com os outros, nos aconselhar mutuamente, orar uns pelos outros, chorar e nos alegrar juntos. Uma família só é de fato uma família quando experimenta esse ambiente de comunhão. Dentre todas as providências do amor de Deus para que vivamos realmente como família, destacamos os Pequenos Grupos Multiplicadores – PGMs.

A Bíblia narra em Atos 2.46-47 que as reuniões da igreja primitiva nas casas se multiplicavam à medida que pessoas iam se convertendo todos os dias. Esses pequenos grupos foram uma importante maneira de a igreja se expandir e também manter a comunhão, e o evangelismo, mesmo em meio à perseguição. É fácil compreender que essa estratégia veio de Deus para aquele tempo.

O contexto da igreja primitiva é diferente da realidade da igreja hoje no Brasil. No entanto, muitos princípios podem ser extraídos daquele jeito simples de ser igreja e aplicados nos nossos dias; por exemplo: o cuidado pessoal uns dos outros, os relacionamentos discipuladores e as estratégias de expansão.

Nesses pequenos grupos, relacionamentos saudáveis são criados e fortalecidos, compartilhamos experiências, e quando tomamos ciência das dificuldades de outras pessoas temos também a oportunidade de praticar os mandamentos de Jesus, promovendo o autêntico modo de vida como igreja que a Bíblia apresenta. Em um pequeno grupo com encontros regulares, dificilmente algum problema de um irmão passará despercebido no momento de compartilhar ou no tempo de oração. É exatamente assim que uma família funciona. Os cultos de domingo são muito importantes na vida de uma igreja. Eles são bíblicos e abençoadores, mas fica difícil termos comunhão plena se esse é o único momento que temos de encontro com a igreja de Cristo. Os pequenos grupos são também uma poderosa estratégia de evangelização, especialmente no cenário urbano, em que grande parte das pessoas vive enclausurada em apartamentos e condomínios, longe do acesso de abordagens evangelísticas convencionais.

Ao longo das últimas décadas, a estratégia dos pequenos grupos se revelou uma resposta satisfatória – se não a melhor já apresentada – a esse desafio. Muitas igrejas têm sido abençoadas com pequenos grupos, que é uma estratégia dada por Deus para formarmos igrejas acolhedoras usadas por ele para transformar vidas no poder do Espírito Santo. Os nossos PGMs espalhados por todo o bairro ou Goiânia são a SIB com as portas abertas para a comunidade com o intuito de levar as famílias a provar o amor de Deus. Essa é a comunhão que faz crescer.

Texto extraído e adaptado do livro: Pequeno Grupo Multiplicador (p. 11-14),

escrito pelo pastor Márcio Tunala. Editora Convicção e Missões Nacionais.

Por Leandro B. Peixoto – Pastor Batista.